Inbound 12 de agosto de 2020

Régua de relacionamento: como montar uma para sua marca?

Em um mercado tão competitivo como o atual, é essencial criar uma boa relação com os clientes da sua marca. Assim, eles vão se lembrar de você quando precisarem de produtos e serviços que você oferece. Uma boa maneira de estabelecer esse contato é a régua de relacionamento.

Sabia que profissionais de publicidade e marketing já usam essa ferramenta para gerar aproximação? Isso porque ajuda a definir estratégias e melhorar a experiência do público com a empresa, independentemente do seu ramo de atuação.

Como especialistas em inbound marketing, preparamos um artigo completo sobre a técnica, incluindo dicas para aplicá-la.

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O que é régua de relacionamento?

Basicamente, é um conjunto de ações que ajuda o negócio a definir algumas fases que o consumidor vai percorrer. Dessa maneira, ele é capaz de criar planos mais assertivos para guiar este relacionamento e cumprir suas metas.

A partir do funil de vendas, já sabemos como funciona o comportamento do público no ambiente virtual, certo? Além disso, conhecemos o tratamento certo para cada etapa, como o formato do conteúdo e o intervalo entre os envios.

Quanto mais você conhecer sua clientela, suas dores e metas, mais bem-sucedidas serão suas estratégias.

Ou seja, crescem as chances de criar e manter um relacionamento eficiente, pois em cada momento haverá um tratamento único e diferenciado. Assim, sua freguesia sentirá que sua marca se importa com ela, que a entende e que é especial.

Mas como desenvolver as soluções para tantos momentos diferentes?

Como criar sua régua e obter benefícios?

Para colher os frutos de uma régua de relacionamento de êxito, você precisa planejá-la corretamente. Uma vez que ela funciona em etapas, é muito importante respeitá-las e desenvolvê-las pensando nos resultados e no momento do cliente.

Abaixo, explicamos mais sobre cada fase.

Primeiro contato

Este é o melhor momento para criar um relacionamento. Por exemplo, que tal já encaminhar uma mensagem de agradecimento para o consumidor que fez um cadastro no seu site?

Produtos mais visitados

Alguns portais oferecem ao visitante a opção de “favoritar” certos itens sem comprar. Essa é uma ótima forma de saber o que o público mais está querendo para trabalhar uma divulgação específica, enriquecendo sua régua de relacionamento.

Ofertas

Todo mundo gosta de promoções, mas quando o que queremos está com desconto não é ainda melhor?

Dessa maneira, crie ofertas assertivas. Por exemplo, avalie os “mais buscados” de todas as páginas do site e use esses dados a seu favor.

Além de atrair um público com maior possibilidade de compra, você cria um relacionamento mais fiel. 

Pós-venda

Este é um dos momentos mais importantes de toda a régua de relacionamento.

Depois que o cliente compra um produto ou serviço, é normal ser esquecido pela maioria das marcas. Por isso, significa muito para ele interagir com uma empresa que faça diferente.

Um bom pós-venda pode garantir que a pessoa volte, faça mais compras e crie uma conexão com seu negócio.

Esteja sempre disponível em canais de comunicação para tirar dúvidas, resolver problemas e coletar feedbacks.

Datas especiais

Clientes se sentem especiais, lembrados e mais do que consumidores quando são lembrados em certas datas. Então, para fortalecer sua relação, aproveite as datas comemorativas, como aniversários ou dias de profissões.

Mais importante do que criar relacionamento é ter uma conexão com seu cliente

Agora que você sabe tudo sobre a régua de relacionamento, que tal colocá-la em prática no seu negócio?

Essa estratégia é uma das que existem no marketing de relacionamento, que hoje é fundamental para gerar conexões.

Se você ainda vê sua freguesia como números para aa empresa, está na hora de dar mais um passo para tornar essa relação mais séria. Agende uma conversa conosco: a Narro pode te ajudar.