O que é awareness e como medir o da sua marca?
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Quando precisamos de produtos ou serviços e vamos pesquisar orçamentos, automaticamente começamos pelas empresas que já conhecemos, não é mesmo? Seja por indicações, buscas online ou redes sociais, os negócios estabelecem sua reputação entre o público. Então, como transformar a sua marca em uma delas? Para isso, você precisa saber o que é awareness e como planejar esta estratégia de marketing para aumentar a popularidade do seu empreendimento.
Saiba o que é awareness e como fazer seus clientes conhecerem sua marca
Awareness, ou brand awareness, é a métrica do reconhecimento e da consciência que o público tem da sua marca. Com estratégias de marketing bem planejadas para seus consumidores, produtos e/ou serviços, sua empresa é notada, lembrada e se torna reconhecida no mercado.
Ou seja, a consciência de marca é uma das métricas mais importantes do marketing e do negócio em si.
Por exemplo, o awareness bem aplicado nos faz chamar “hastes flexíveis” de “Cotonetes”, apesar de haver diversas marcas no mercado. Esta, porém, é a primeira que lembramos e é um de inúmeros casos de sucesso. Aliás, quem nunca pensou em uma marca específica ao ver um símbolo ou certas cores mesmo que seu nome não esteja presente?
Já imaginou os elementos visuais da sua marca chegando a este patamar? Estas são apenas algumas das possibilidades dentro do brand awareness. Então continue lendo e saiba como começar.
Como tornar a minha empresa mais conhecida?
Depois de entender o que é awareness, você pode querer aumentar os números do seu negócio. Neste caso, vai precisar de alguns métodos de divulgação e distribuição pensados exclusivamente para o seu público-alvo.
Provavelmente, você precisará repensar a gestão da sua marca, o seu branding, para fazê-la “brilhar” na mente dos consumidores. Se quiser saber mais sobre esta técnica, leia mais neste outro blog.
A fim de te ajudar a aumentar sua visibilidade no mercado, separamos algumas dicas. Depois de planejá-las e adaptá-las para seu negócio, elas poderão trazer resultados incríveis. Veja só:
Recompense os clientes que te indicarem
Quase todos os produtos e/ou serviços podem ser indicados, certo? Então, o “boca a boca” pode ser uma maneira de tornar sua marca mais visível e seu trabalho, fácil de ser reconhecido dentre a concorrência.
Além disso, pode trazer “curiosos”, possíveis novos compradores, clientes, parceiros ou fornecedores.
Por isso, que tal oferecer algumas regalias para quem trouxer gente nova para te conhecer? Por exemplo, dependendo do seu segmento, podem ser descontos, vantagens exclusivas, pacotes fechados, entre outras opções.
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Personalidade e identidade visual: seja único no seu ramo de atuação
Sabemos que parece difícil. Afinal, durante sua pesquisa inicial de mercado, quantas empresas do mesmo segmento ou da mesma região você encontrou?
No entanto, sua personalidade pode ser trabalhada aos poucos. Pense em perguntas e as responda com o “agora”, que talvez não te agrade nem dê resultados, e com o “depois” que almeja alcançar. A partir daí, é com a sua criatividade e a da sua equipe de marketing.
Você pode definir esta personalidade nas redes sociais, em como entrega seus produtos e/ou serviços, em como se apresenta para o cliente e/ou o público. Para isso, sua marca pode adotar um tom mais sério, informal ou até bem-humorado.
Apesar de ser importante manter o respeito com o negócio e o propósito, pensar diferente pode reforçar a memória afetiva dos seus consumidores.
Quando o plano de tornar uma marca lembrada por uma característica própria é bem-sucedido, os resultados são incríveis!
Ao mesmo tempo, sua identidade visual deve ser a mais diferente e única possível, ok? Isso porque valores não são únicos e, quando pensamos em cuidados ou tecnologia, por exemplo, vêm à mente várias marcas que os compartilham.
Quando falamos sobre o que é awareness, cada um precisa ter o seu. Por isso, comece escolhendo um padrão de cores, fontes e símbolos que não confundam sua marca com nenhuma outra. Pense com exclusividade e em como este novo perfil vai se relacionar com o seu logo.
Apoie eventos, pessoas e projetos
Com certeza, você já viu grandes nomes por trás de causas sociais, artistas, eventos e programas de TV. Eles investem dinheiro, emprestam sua credibilidade e se posicionam em relação aos valores nos quais acreditam. Citando, amor, prazer, entretenimento, emoções, qualidade…
Inclusive, o patrocínio a eventos aumenta exponencialmente as vendas e a visibilidade nacional e mundial, em alguns casos. Ou seja, todos saem ganhando, não é mesmo?
Invista no marketing de conteúdo e no Google
Para a sua empresa, o que é awareness também significa: o que ela tem a dizer?
O foco do marketing de conteúdo é criar e desenvolver conteúdos valiosos e planejados especialmente para o seu público-alvo. Assim, um material de qualidade, informativo e interessante pode dar credibilidade à sua marca e torná-la referência no setor!
Além de os consumidores terem uma imagem positiva da sua empresa, eles também podem se sentir encorajados a compartilhar seu conteúdo. Dessa forma, aumentarão o alcance do seu post e do seu negócio, apresentando-os a quem não os conhecia.
Por último, quem não vai se lembrar de uma marca que aparece na primeira página da pesquisa no Google? Uma vez que quem ocupa essa posição é importante na área que atua e normalmente oferece uma boa experiência de uso aos visitantes, pode ser interessante para você reavaliar onde você está.
Então, que tal criar uma estratégia de SEO e anúncios patrocinados? Aos poucos, sua marca vai subir nos resultados de pesquisa e, por sua vez, melhorar os resultados do seu negócio.
A Agência Narro é especialista em estratégias de marketing para seu negócio
Depois de ter lido tanto sobre o que é awareness, será que não é hora de trabalhar melhor o seu?
A Agência Narro é especialista em planejar e desenvolver estratégias de marketing especialmente para seu empreendimento. Assim, ele se torna único no mercado e se conecta ao seu público com verdade e emoção.
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