Branding, Digital, Inbound 20 de março de 2020

Brand Awareness: entenda por que é importante para sua empresa

Você já parou para pensar no quão presente seu negócio está na mente dos seus consumidores? Por exemplo, em como eles reconhecem sua marca, seu logo, seus conteúdos e serviços? Um dos maiores objetivos de uma estratégia de marketing é fortalecer a autoridade da marca junto aos consumidores. Por isso, o brand awareness é peça fundamental nessa história.

Neste blog que a Narro preparou para você, vamos falar um pouco mais sobre o conceito e as melhores práticas para aumentar sua consciência de marca. Afinal, seu negócio guarda uma grande história que pode e deve ser contada da maneira mais efetiva possível, não é mesmo?

Boa leitura!

Afinal, o que é brand awareness?

Antes de tudo: você sabe qual é o conceito de brand awareness?

Essa métrica é responsável por mostrar quanto e como sua marca é reconhecida pelo público. Em outras palavras, é ela a responsável por fazer as pessoas falarem “Coca-Coca” ao invés de “refrigerante” ou “Gilette” ao invés de “lâmina de barbear”, por exemplo. 

Portanto, o principal objetivo dessa estratégia é fazer uma marca ganhar notoriedade no mercado, ou seja, ser lembrada pelo público e diferenciada. Afinal, mais que reconhecido, é preciso que haja admiração pelo que seu negócio representa e ter um reconhecido e fortalecido traz muitas vantagens para a empresa. Veja só!

#1 Eleva o alcance da marca

Como um dos objetivos dessa estratégia é o reconhecimento de marca, é natural que seu alcance também aumente, uma vez que negócios que possuem forte brand awareness estão em todos os lugares. Estamos falando sobre eles no dia a dia, nas redes oficiais e na propaganda boca a boca com colegas e familiares. Não há quem não conheça!

#2 Aumenta o número de vendas

Uma marca reconhecida se torna referência no mercado. Isso faz com que o consumidor tenha confiança na qualidade do seu produto. Por essa razão, os resultados de vendas costumam ser melhores do que as outras que são pouco recordadas.

#3 Auxilia outras estratégias de marketing 

Saber quanto e como um negócio é reconhecido pelo público facilita, e muito, o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz. Por isso, o brand awareness é o ponto de partida para saber como a marca precisa ser promovida. 

Entendeu por que essa métrica é importante para o sucesso da sua marca? Então, veja agora como medir a consciência da sua marca. 

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Como tornar a sua marca memorável utilizando o Brand Awareness?

Como falamos acima, o objetivo do brand awareness é ganhar notoriedade e fazer com que a marca seja diferenciada no mercado, certo? Para isso, são necessárias diversas ações, principalmente de branding. Como não é tão simples quanto parece, porém, listamos 6 passos que podem ajudar a melhorar a consciência da sua marca. 

Crie sua identidade 

Uma das principais estratégias de branding e conscientização de marca é a criação da sua identidade. Essa etapa parece fácil, mas não é bem assim. É que o visual e o discurso do seu negócio precisam ter a mesma identidade. Afinal, de nada adianta sua identidade visual aparecer de um jeito e seu discurso mostrar algo completamente diferente. 

Ou seja, esse investimento é essencial para que as pessoas reconheçam sua marca da forma como você deseja. Além disso, é muito importante apostar em uma combinação de cores, fontes e símbolos que não confunda sua marca com outras, ok?

Posicione-se 

Quando você criou seu negócio, provavelmente pensou nos valores que ele defenderia, certo? Então, nada de ficar em cima do muro com medo de perder clientes. Para aumentar seu brand awareness,sua marca precisa se posicionar e defender os valores e causas que apoia. 

Patrocine e colabore com eventos e projetos 

Você já se perguntou por que uma marca investe para patrocinar grandes eventos? A intenção dessa estratégia é marcar presença na mente dos consumidores e se associar aos valores que aquele evento representa. 

Outra estratégia cada vez mais comum é apostar em parcerias com influenciadores que possam trazer resultados positivos para a conscientização do seu negócio.

Aposte no marketing de conteúdo 

As estratégias de marketing digital têm muito a ver com o brand awareness da sua empresa. Isso porque, na internet, as marcas têm mais liberdade para criar conteúdos e transmitir suas mensagens para o público.

Outro ponto positivo é que suas campanhas e estratégias online podem ser mensuradas de forma mais precisa e acessível. Por essa razão, o marketing de conteúdo pode fazer com que determinado produto ou negócio sejam mais reconhecidos e diferenciados.

Isso acontece porque esse tipo de marketing foca na produção de conteúdos valiosos para um público-alvo específico. Além disso, por conter informações mais úteis e bem apresentadas, é mais compartilhado, o que aumenta o alcance dos posts. 

Por fim, o marketing de conteúdo pode trazer mais credibilidade para um negócio, tornando-o referência no assunto. Isso faz com que ele se torne diferenciada dentro do seu setor. 

Personalize brindes da sua marca

Quem não adora um mimo, não é mesmo? Ainda que seja uma lembrança singela, como um chaveiro ou uma caneta, presentear o cliente com um brinde personalizado permite que ele carregue sua marca no dia a dia dele.

Inclusive, você pode distribuir seus brindes nos eventos que sua empresa patrocina ou em ações promocionais nos pontos de vendas. Mas atenção: pense em brindes úteis para seu público e que façam sentido com o seu propósito. 

Cuide da satisfação do seu cliente 

Seu público é um dos principais componentes da reputação da sua empresa. Por isso, quando o relacionamento com o consumidor é cultivado, é bem provável que ele falará bem de seus produtos ou serviços. Portanto, você precisa tratar cada cliente de forma única. Dessa forma, você cria uma relação de confiança e credibilidade, o que aumentará a relevância da sua marca em relação a outras do mercado. 

Conte com a Agência Narro para tornar a sua marca memorável no mercado

Com mais de 13 anos de experiência atendendo clientes dos mais variados segmentos, a Narro tem as estratégias certas para posicionar sua marca na mente dos consumidores.

Especialista em criar ações tanto off quanto online, a Narro sempre pensa em estratégias personalizadas e que impactem diretamente seu público-alvo, destacando os clientes em seus segmentos. Agende uma conversa e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!