Healthcare 30 de março de 2021

Marketing para healthcare: o que é necessário saber?

Durante a pandemia da COVID-19, o mercado da saúde precisou inovar na comunicação para informar o público. Nesse contexto, o marketing para healthcare foi ainda mais explorado por empresas e laboratórios.

Com mais de 15 anos de experiência no setor, preparamos um artigo com as estratégias que você deve conhecer.

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Por que investir em marketing para healthcare?

De forma resumida, o relacionamento é o grande ponto-chave desse setor, que oferece muito mais do que apenas produtos e serviços.

Como está ligada aos cuidados com a saúde, a área deve ser clara em todas as mensagens. Assim, é essencial aplicar estratégias de marketing que melhorem a relação entre o cliente e a marca em diversos canais de comunicação.

É fundamental identificar o público-alvo e definir as técnicas de abordagem. Afinal, nem sempre o público final será o paciente: também há enfermeiros, médicos, propagandistas, farmacêuticos, distribuidores etc.

Além disso, cada medicamento possui regras e restrições próprias e obrigatórias. Então, o profissional responsável pela criação das campanhas deve conhecer todos esses detalhes.

É por isso que ter uma equipe de marketing pode ser o grande trunfo para se destacar no mercado. Sabendo disso, conheça as vantagens de apostar nesse nicho do marketing.

Leva mais conhecimento sobre saúde

Em um cenário cada vez mais dominado pelos meios digitais, é muito importante entregar informações de qualidade. Até porque, diante de tantas fake news, vale a pena se impor como uma fonte de confiança.

Investir em estratégias de marketing para healthcare possibilita a entrega conteúdos de excelência à audiência certa. Dessa forma, eles poderão ajudar o povo a se manter atento a saúde, cuidados e higiene, ainda mais em uma pandemia.

Aliás, talvez a sua marca se torne uma referência na área de atuação. Isso porque, quando você informa com sabedoria, pode se tornar uma fonte confiável para o público, que vai te procurar.

Conscientiza a população

Muitas pessoas fazem “consultas” no Google para ter respostas às suas dúvidas sobre o cuidado com a saúde. Então, é de extrema relevância usar os meios de comunicação para informar os usuários de sites e redes sociais.

Por exemplo, é possível auxiliar seus clientes sobre qual direção seguir quando surgir algum sintoma e reforçar o básico de higiene e cuidados. Assim, você humaniza a sua apresentação e mostra a preocupação da marca com o bem-estar de seu público.

Ações humanizadas e empáticas de relacionamento e posicionamento farão com que a sua empresa seja lembrada.

Fideliza o público

Quando você investe em uma comunicação clara e informativa, a audiência te enxerga como um especialista no assunto. Por isso, técnicas de marketing para healthcare são essenciais para a relação.

Dessa forma, você garante que os clientes tenham a sua marca como uma referência e se lembrem na hora da compra.

A importância da internet

Hoje, a internet é uma das fontes de busca mais usadas pela maioria das pessoas. Lá, os temas “saúde”, “qualidade de vida” e “bem-estar” estão entre os mais buscados.

Então, o marketing digital para o mercado healthcare é uma ótima chance para divulgar os seus produtos. No entanto, para isso, é preciso pensar em boas estratégias, que levem em conta os diversos canais.

Além disso, é valioso manter o relacionamento constante, ou seja, interagir com os usuários e compartilhar seus próprios conteúdos. Portanto, busque responder as perguntas de forma clara e objetiva e tirar as dúvidas que surgirem. Esse cuidado com o diálogo fará com que o público se lembre da sua marca de maneira positiva.

Também é importante saber que o setor tem regras próprias para divulgar informações, definidas pela Anvisa. Por essa razão, vale a pena contar com uma agência que saiba sobre as normas antes de investir na divulgação.

Assim, as chances de levar materiais de credibilidade para o público certo são ainda maiores.

Enfim, quando um profissional faz uma propaganda agressiva demais, pode acabar perdendo a confiança dos clientes.

Fique por dentro das normas da Anvisa

Como visto, o marketing para healthcare pode render bons frutos para a sua marca. Mas é preciso conhecer todo o regulamento definido pela Anvisa.

Antes de tudo, é permitido apenas divulgar os medicamentos que podem ser vendidos sem a prescrição médica.

Por outro lado, os que precisam de receita devem ter o seu conteúdo direcionado aos profissionais de saúde e aos prescritores. A mesma regra vale para as propriedades funcionais e terapêuticas.

Ou seja, esses dados só podem ser veiculados quando aprovados pela Anvisa.

Além disso, é obrigatório expor todo o material de forma clara. Por exemplo, o nome do fármaco e da substância ativa, o número de registro da Anvisa, as advertências obrigatórias etc.

Conte com a Narro para definir a melhor estratégia para sua marca

Por ser um setor com normas e regras próprias, contar com uma agência que conheça o setor faz toda a diferença. Por isso, a Narro pode ajudar!

Com quase 20 anos de atuação em marketing para healthcare, podemos definir a melhor estratégia para a sua marca. Assim, você se comunica com o público certo e melhora os seus resultados.

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