Estrutura para blog: conheça 5 dicas indispensáveis para um bom texto

Para que o conteúdo do seu blog seja relevante e atraia público, essa seção do site precisa ser bem elaborada. Isso porque uma estrutura para blog planejada melhora tanto o ranqueamento nas buscas quanto sua indexação.

Especialistas em estratégias para conteúdo on e off-line, preparamos uma lista de etapas fundamentais para escrever um bom artigo. Continue lendo para saber mais.

Leia também:
O que são gatilhos mentais e como usá-los no marketing digital?
Estratégias de SEO: faça seu negócio aparecer na primeira página

O que não pode faltar na organização da estrutura para blog?

Antes de tudo, é preciso ir além das táticas de SEO para escrever um texto interessante e de qualidade.

Comece organizando a disposição das informações que quer transmitir pela sua relevância. Assim, você prende a atenção do leitor e garante resultados e métricas mais próximos dos que esperava.

Por exemplo, o que dirá cada parágrafo, quantos subtítulos e em que ordem eles aparecerão, a conclusão, os direcionamentos etc.

Abaixo, falamos com mais detalhes sobre cada tópico a que se precisa dar atenção.

Defina um bom título

Para essa primeira fase, é essencial já ter definida a palavra-chave, tanto primária quanto secundária, se for o caso. Isso porque ela deverá aparecer no nome do texto para indexá-lo, colocando-o sempre nos primeiros resultados dos buscadores.

Além disso, o título precisa acompanhar o conteúdo do artigo e deixar claro o tema exposto ou discutido. Ou seja, se você quiser apresentar soluções para um problema ou dar dicas e ideias, já deixe claro. Faz parte da estrutura para blog amarrar os conceitos e criar expectativa para o público.

Enfim, crie um atrativo e chamativo, que deixe o visitante curioso e interessado no que você tem a dizer. Dessa forma, você também valoriza seu material para que o público o consuma cada vez mais. 

Aposte em uma boa meta-descrição 

Resumidamente, esse elemento é uma prévia de todo o seu texto. Através dela, o público identifica se aquele conteúdo está dentro do que ele está procurando ou se é interessante.

Uma boa meta-descrição deve conter até 120 caracteres, acompanhar o título e também conter a palavra-chave.

Destaque itens importantes

Dentro da estrutura para blog, é interessante destacar certos trechos específicos. Por exemplo, negritos e itálicos em palavras importantes podem facilitar a fluidez da leitura, sem impactar no ranqueamento do artigo.

Esse método é muito usado para direcionar a leitura e aumentar a permanência do leitor na página. Então, escolha bem as partes para destacar, como frases de impacto ou itens mais relevantes.

Links internos

Que tal levar o visitante para conhecer outros materiais dentro do seu blog?

Inserir hiperlinks é uma parte da estratégia de SEO que aumenta o tempo de retenção na página e melhora o domínio para pesquisas.

Inclusive, textos de âncoras, que contêm o link, também direcionam o usuário a conteúdos que possam interessá-lo. Nós o usamos no começo desse aqui.

SEO

Enfim, o SEO é essencial para construir uma boa estrutura para blog que traga bons resultados.

Por exemplo, usar subtítulos bem distribuídos e tópicos, evitar o uso excessivo de palavras-chave, priorizar a qualidade do material.

Precisa de ajuda para colocar essa estratégia em prática?

Que o blog tem um enorme potencial para tornar seu negócio mais conhecido e produzir frutos, você já sabe. Por isso, é fundamental investir na excelência do conteúdo e na frequência regular de publicações mensais.

Além disso, conte com a Narro para desenvolver as técnicas exigidas pelos buscadores. Aqui, podemos garantir que o desempenho do seu blog esteja entre os principais resultados. Clique aqui e agende uma conversa com o nosso time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.