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Dia dos Namorados e comércio: um caso de amor

2 minutos

O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o varejo e tem previsão de alta de vendas

O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante no calendário do varejo brasileiro. Com apelo emocional e comercial, essa data movimenta quase todos os setores do comércio. Além disso, as diversas estratégias de marketing das empresas têm cada vez mais sensibilizado os consumidores de todas as faixas de idade e renda.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no comércio desse ano devem ser positivas. Os segmentos de vestuário e acessórios são os destaques do mercado nessa data.
Além desses, os serviços de gastronomia e turismo também recebem bastante atenção dos consumidores, que não medem esforços para agradar seus parceiros.
Nesse sentido, as promoções, sugestões, descontos e reservas ganham ainda mais importância. Atualmente, eles têm sido cada vez mais divulgados na internet e nas redes sociais.

Mas o que os consumidores pensam e falam na internet sobre o Dia dos Namorados?

Uma interessante pesquisa do Facebook mostrou alguns dados sobre o que os consumidores falam no Dia dos Namorados na rede social.
Na plataforma, 21% das pessoas falam sobre encontro nessa data. Outras 19% comentam sobre viagens e joias e 14% estão dizendo algo sobre livros e revistas. Chocolates também são o assunto das postagens de 18% dos usuários.
As mulheres dominaram as conversas em todos os tópicos analisados. Além disso, segmentando por idade, é possível observar que as flores são mais comentadas por pessoas entre 18 e 24 anos de idade, enquanto roupas e acessórios são mais discutidos por pessoas entre 25 e 34 anos.
No Instagram, as hashtags mais usadas incluem #diadosnamorados, #love, #amor, #familia, #felicidade e #teamo.

Como o comportamento dos usuários pode influenciar o marketing no Dia dos Namorados?

Observando o comportamento do usuário no Dia dos Namorados, é possível elaborar estratégias de marketing personalizadas.
As vendas e promoções online têm ganhado destaque nesse mercado de vendas. Por ter um apelo emocional, essa data tem sido uma ótima oportunidade também das marcas se aproximarem de seus clientes.
Nessa ocasião, há uma preocupação ainda maior com a personalização dos presentes. Por isso, as dicas de marketing incluem segmentar bem as campanhas promocionais para um determinado público (como masculino ou feminino), usar a informalidade, a emoção e a criatividade.
Além disso, é importante oferecer uma boa política de entrega e troca, de forma a garantir a melhor satisfação de quem compra e de quem vai receber o presente.
Se a empresa oferece serviços, como restaurantes ou hotéis, a ideia é garantir bons momentos para o cliente, estimular a divulgação nas redes sociais para atrair mais clientes em outras datas comemorativas e oferecer programação especial.

Marketing para datas comemorativas – invista em estratégias personalizadas!

Para elaborar estratégias em datas comemorativas, é preciso ter um planejamento bem definido. Nessas datas, é comum que muitas empresas façam promoções, por isso a concorrência é grande.
Entender seu mercado e como seu cliente se comporta é fundamental. Programe e planeje com antecedência, e sempre use o lado emocional!

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