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Campanhas OTC: dicas de propaganda healthcare

3 minutos

O mercado de saúde no Brasil está aquecido. E diante de tanta concorrência, desenvolver uma propaganda diferenciadae que chame a atenção do público não é uma tarefa fácil. Mas por mais que não haja uma receita pronta a ser seguida, existem algumas dicas de propaganda healthcare que podem ajudar uma empresa a desenvolver campanhas de medicamentos OTC, por exemplo.
Mas, afinal, o que são os medicamentos OTC? E quais dicas são essas? Olha só:

Os medicamentos OTC

Originada do inglês “over the counter” (além do balcão), a sigla OTC refere-se àqueles medicamentos que possuem venda livre, isto é, que não exigem prescrição médica. No Brasil, essa classe de medicamentos também é chamada de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição).
Embora a venda desses medicamentos seja mais facilitada pela não exigência de prescrição, as suas ações de marketing devem continuar seguindo algumas das normas e regulações estabelecidas pelos órgãos de saúde.
A boa notícia é que os OTCs podem utilizar os recursos de merchandising para serem divulgados diretamente para o público-final em farmácias ou através de materiais como banners, displays, faixas etc. Já os medicamentos prescritos/tarjados, por outro lado, não têm essa liberdade. A propaganda para esses outros tipos de medicamentos deve se limitar ao público médico e farmacêutico.

Dicas de propaganda healthcare

  • Público-alvo

Uma das primeiras dicas de propaganda healthcare para uma campanha de OTC é o estudo do público-alvo. Por mais óbvia que essa dica pareça, ela é essencial para que você se conecte melhor com o seu público e crie estratégias mais direcionadas a ele.
Mas quando estamos falando de conhecer o seu consumidor, não basta apenas identificar que um medicamento para cólica menstrual, por exemplo, deve ser voltado ao público feminino. É preciso ter em vista informações muito mais precisas, como faixa etária, localização, gostos pessoais, estilo de vida, valores, personalidade etc.
Dessa forma, você conseguirá atingir de forma mais direta e assertiva o seu público!

  • Concorrência e diferenciais

Outrasdicas de propaganda healthcare importantes de serem seguidas são a análise da concorrência e o destaque dos diferenciais do medicamento. Em primeiro lugar, observe como está sendo feito o marketing dos medicamentos que possuem a mesma função que o seu. A partir daí será possível verificar o que é recorrente e o que está faltando nesse nicho.
Além disso, ao analisar a concorrência, será possível identificar quais os principais diferenciais do seu medicamento. Tempo de ação, preço, qualidade, design  e reconhecimento do produto são alguns diferenciais que são possíveis de explorar. É importante que você mostre para o seu consumidor todas as vantagens que ele terá ao comprar aquela solução que você está oferecendo.

  • Mensagem e linguagem

Depois de analisar os diferenciais do medicamento, é hora de elaborar a mensagem que será transmitida. O que vai ser passado ao público? De qual forma você transmitirá? Nesse momento, lembre-se sempre do seu público-alvo: qual a melhor forma de se comunicar com ele?
Por isso, uma das dicas de propaganda healthcare mais importantes é a escolha da linguagem que você adotará. É possível adotar um tom mais sério ou uma linguagem mais descontraída, a depender do caso. Mas nunca se esqueça: estamos tratando de um mercado muito sério, o da saúde. Então, mesmo que optar por um estilo de propaganda mais despojado, é necessário seguir as normas estabelecidas pelas agências reguladoras.

  • Legislação

Como já dissemos, o mercado healthcare não é um mercado qualquer e possui suas próprias regras e exigências. Existem diferentes itens obrigatórios e normas próprias para cada tipo de medicamento, como os OTCs, os prescritos, tarjados, entre outros.
Assim, é essencial que a agência de marketing responsável tenha o conhecimento de todos esses detalhes, a fim de minimizar possíveis problemas.
 
Há mais de 13 anos atuando no mercado healthcare, a Narro pode ajudar a sua empresa a alcançar os resultados esperados através das estratégias certas.

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