Pular para o conteúdo

Embalagem: um ponto de contato incrível a ser explorado

2 minutos

Antes de mais nada, você sabe o que é um ponto de contato?

Já falamos em outras matérias do nosso blog sobre os pontos de contato. Mas para você entender melhor, vamos aprofundar um pouco mais esse raciocínio.

Aqui na Narro, acreditamos que boas ideias convertem em novas conexões, e o maior desafio de uma agência de publicidade é saber identificar e organizar novas ideias, a fim de comunicar de maneira cada vez mais inteligente e estratégica.

A comunicação estratégica, por sua vez, é responsável por construir relacionamentos e estimular novas experiências entre a marca e o consumidor. E que canal a comunicação estratégica segue? Os pontos de contato! – Cada ponto de contato é uma forma diferente de conexão entre a empresa e seus públicos, e cada um deve ser explorado ao máximo.

A importância da embalagem como ponto de contato

Há muito tempo a embalagem deixou de ser uma forma de armazenar e transportar produtos. Hoje, mais do que nunca, somos visuais. A percepção das pessoas sobre qualquer coisa, principalmente sobre produtos, é cada vez mais visual.

Ao ver uma embalagem, o consumidor se conecta à ela – ele entende a identidade da marca e, acima de tudo, se conecta às informações que o produto está passando. A linguagem, as cores, as formas, enfim, tudo o que ele vê na embalagem faz uma alusão instantânea à marca ou ao produto, criando um conceito pessoal a partir dessa percepção.

Mas cuidado!

Fazer design de embalagem não exige só criatividade!

Ao contrário do que muitos pensam, o impacto da embalagem (ao olhar do consumidor) não é apenas ligado à criatividade. Não basta ter uma ideia legal de design e pensar que todo mundo vai ver e querer comprar.

Um dos principais pontos – senão o principal – antes de organizar as ideias, é pensar na identidade do produto e em qual mensagem ele quer passar para o consumidor.

Uma pesquisa feita pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) concluiu que a embalagem é o “objeto que identifica simbolicamente o produto” e que o consumidor não desassocia a embalagem do seu conteúdo.

Embalagem: uma comunicação institucional e mercadológica

Conforme comentamos acima, o embalagem é a melhor forma de comunicação entre o produto e o consumidor, e uma das formas de comunicação entre a empresa e seus públicos – ela pode representar a preocupação da organização com responsabilidade social e ambiental, pode demonstrar um pouco sobre a identidade da empresa a partir da linguagem que usa, pode despertar a compra apenas por ter um design diferenciado dos concorrentes, entre mil outras coisas.

Como podemos te ajudar

Com mais de 10 anos de história, a Narro tem uma trajetória de sucesso em criação de embalagens para os nossos clientes, como União Química, EMS, Legrand, Germed, Zanphy, Celucat, Catarina Santoni, Genom, entre outros. Temos expertise no assunto e estudamos a fundo o negócio dos nossos clientes, caminhando juntos em busca do crescimento mútuo constante.

Embale suas coisas e #VemPraNarro inovar a sua comunicação![:]