Pular para o conteúdo

Brand experience: por que investir na criação de uma experiência de marca?

2 minutos

No ambiente digital, as marcas precisam criar sua identidade visual e trabalhá-la sempre para se diferenciarem e serem lembradas. Isso porque a clientela está cada vez mais exigente, atenta a detalhes e buscando experiências novas em redes sociais ou e-commerce. Por isso, um dos meios mais eficazes de se tornar único é o brand experience.

Com o avanço do marketing digital, esta estratégia se tornou fundamental para gerar mais interação com o público. E, mesmo que seja uma novidade para você, ela precisa fazer parte do seu planejamento a partir de agora.

Especialistas em branding e digital, preparamos este texto com tudo que você precisa saber. Inclusive, trazemos dicas para aplicar a técnica segundo os objetivos do seu negócio.

Leia também:
O que é branding e qual a importância dele para sua empresa
Como fazer sua marca ser destaque no mercado? 

O que é brand experience?

Até quem trabalha com marketing digital pode não conhecer este conceito, mas ele é usado há anos por causa das novidades da área. 

A estratégia leva mais valor, interação e contato para o público consumidor. Por isso, construir uma identidade e uma ideia geral para a marca é tão importante para criar vivências.

Virtual ou presencial, a relação entre a empresa e o público envolve diversos momentos de contato. Em cada um nasce uma nova série de interações, a partir das quais surgem as experiências da marca, que tornam tudo inesquecível e trazem uma sensação de bem-estar. Assim, as pessoas criam uma conexão com seu negócio, não com outro.

Abaixo, listamos alguns pilares para que você crie vivências de sucesso para sua clientela.

Quais são seus pilares?

Já que criar experiências incríveis e únicas pode acontecer de vários jeitos, seu desafio é despertar sensações e criar associações com sua marca.

Independentemente de como você escolher, você precisa se basear em um dos 5 pilares do brand experience.

Think

O primeiro de todos, pois é a razão de a sua empresa existir. Por isso, defina seu posicionamento para o público, deixando claro o que está querendo propor.

Sense

Como o nome diz, foca nas sensações e envolve os 5 sentidos. Por exemplo, é ótimo para lojas que visam o bem-estar de ambientes, usando o cheiro como marca registrada, e bastante aplicado no varejo.

Feel

Às vezes, nos guiamos muito pelo emocional, não é mesmo? Então, a ideia de brand experience é criar vivências através de sensações e marcar o consumidor, usando seu sentimento como forma de engajamento.

É importante ter abordagens positivas e que associem sensações aos seus produtos.

Do

Toda a experiência está relacionada à ação da marca, que traz conveniência e facilidade para que os clientes resolvam seus problemas. Ou seja, é importante estar presente e agir de forma prestativa para ajudar a freguesia a lidar mais facilmente com situações adversas.

Connect

Enfim, a conexão é o link mais importante entre negócio e cliente. Isso porque toda empresa deve estar ligada ao público para aumentar sua popularidade e criar personas assertivas. 

Por isso, compartilhe bastidores, divida conquistas, aposte no storytelling e mantenha seus canais nas redes sociais sempre abertos.