Pular para o conteúdo

Como fazer sua marca ser destaque no mercado?

2 minutos

Interagir com o público alvo é a chave para conquistar clientes que confiam em você

Dentro do marketing promocional há diversas ações que podem ser usadas por uma empresa. Uma delas é o trade marketing, que já explicamos aqui no blog. Outro tipo de ação interessante é o marketing de ativação. Esta é muito usada por grandes marcas de alcance mundial e costuma chamar bastante atenção nas redes sociais.

Como o próprio nome sugere, essa técnica visa ativar a marca no mercado, fazê-la conhecida e comentada. São conjuntos de operações que proporcionam ao consumidor ter uma experiência real de interação com a marca.

A Nescafé nos dá um exemplo de como isso funciona. A empresa implantou uma ativação divertida na Alemanha, colocando uma espécie de máquina de café no mesmo espaço do botão do semáforo para os pedestres. A ação tem ainda uma tela, onde é possível ver o pedestre do outro lado da rua também tentando atravessar. Isso gerou café quentinho e gratuito, além do envolvimento entre duas pessoas em um dos países mais solitários do mundo.

É isso o que o marketing de ativação faz: interação de forma descontraída, longe do lugar comum das propagandas e merchandising. Não tem região específica para ativar seu nome. No verão brasileiro é comum ver ações de marcas de bebidas destiladas ou cervejas nas praias, onde interagem com música e distribuição gratuita dos produtos.

Ativação de mídias digitais

Comerciais no horário nobre da televisão foram o principal marketing de ativação por muito tempo. Hoje, as redes sociais tomaram seu lugar.

Quem nunca viu marcas lançarem hashtags em prol de alguma coisa? Ou promoções comerciais em perfis do facebook, que distribuem prêmios em troca de “curtidas”? Quando o assunto é marketing, seja qual ramo for, não podemos deixar as mídias digitais de fora.

E como eu ganho?

Confiança, intimidade e simpatia dos consumidores. Cliente gosta de atenção e você pode fazer com que isso seja revertido em compras e fidelização. A criatividade é o limite para gerar ações produtivas e lucrativas.

Você pode encontrar essa criatividade em agências de publicidade, um lugar que reúne mentes criativas e capacitadas para lidar com sua marca. Seja ousado e se movimente.

#VEMPRANARRO