A importância das hashtags para campanhas digitais
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Você com certeza se depara com elas pelo menos algumas dezenas de vezes ao navegar pelas redes sociais no seu dia a dia. Mas será que você sabe qual a real importância das hashtags atualmente?
Muito mais do que um modismo, esse simples simbolozinho pode ser capaz de otimizar campanhas e ações digitais, posicionando negócios e marcas de forma estratégica. E vamos ser sinceros: nos dias de hoje, qual empresa não deseja expandir o alcance dos seus conteúdos, tornar-se mais conhecida e fazer com que suas publicações sejam mais facilmente encontradas, não é mesmo?
Por isso, preparamos este texto especial para falar um pouco sobre a importância das hashtags para campanhas digitais. Quando usá-las? Como escolhê-las? Quais as principais vantagens para o seu negócio? Olha só:
O que é hashtag?
Antes de falarmos da importância das hashtags para campanhas e ações digitais, vamos entender primeiro como elas funcionam. De um modo geral, a hashtag nada mais é do que uma palavra ou frase precedida do famoso símbolo #. Esse termo serve como indicação do assunto de um conteúdo postado nas redes sociais.
Por exemplo: se você possui uma clínica veterinária e faz uma postagem sobre cachorros, utilizar algumas hashtags como, por exemplo, #dogs #cachorro ou #doglife pode ser uma boa ideia. Fazendo isso, você está informando de forma rápida o assunto daquela postagem.
É mais ou menos como funcionam as palavras-chave para o marketing de busca. E é exatamente por isso que as hashtags têm uma importância fundamental nas estratégias de SEO de uma marca.
A importância das hashtags
Como já dissemos, as hashtags servem, em primeiro lugar, para informar o usuário sobre do que se trata determinada postagem. Mas a importância das hashtags também vai muito além disso!
Ao utilizar essas ferramentas, você permite que a postagem fique disponível a todos os usuários das redes sociais, e não apenas aos seus seguidores. E isso é uma excelente ideia para expandir o alcance do conteúdo da sua empresa.
Voltando ao exemplo da clínica veterinária: digamos que esta empresa faça uma postagem no Instagram utilizando a #dogs. Assim, qualquer usuário dessa rede que buscar pela #dogs, poderá encontrar esse post e, consequentemente, passar a interagir com a página da empresa.
Mas lembre-se: isso só acontecerá se o seu conteúdo estiver otimizado. Ou seja, uma hashtag não faz milagres. Uma publicação é feita de diversos elementos, como texto, emojis, imagem, CTA e as hashtags. Assim, o sucesso dessa publicação irá depender do modo com que você harmonizar todos esses componentes.
Então como fazer um bom uso das hashtags?
Hashtags: como usá-las da melhor forma em campanhas e ações digitais
- O primeiro passo para planejar as hashtags certas para suas publicações é pensar em termos direcionados para o seu público específico. Além disso, é interessante usar hashtags mais gerais e que fazem sucesso nas redes sociais. Assim, uma indústria healthcare, por exemplo, pode optar por termos populares e direcionados ao seu público, como #saúde, #bemestar, #lifestyle, #fitness e #vidasaudavel.
- Além de utilizar as hashtags mais populares para o tema que você está abordando, uma boa ideia pode ser criar as suas próprias hashtags para a sua campanha digital. Isso irá auxiliar na medição dos resultados e do alcance da sua ação.
- Quando falamos da importância das hashtags, é importante lembrar que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Embora o Instagram permita que você utilize até trinta hashtags, isso não significa que você precisa usar todas elas. Além de não otimizar a sua publicação em termos de alcance, o uso inadequado também pode deixar o seu post perdido entre tantos outros, perdendo assim o objetivo de segmentação do seu conteúdo. Por isso, prefira utilizar em torno de quatro a dez hashtags por postagem.
- Por fim, em termos com mais de uma palavra, não se esqueça de não colocar espaços entre elas. Para facilitar a leitura à primeira vista, você também pode utilizar letras maiúsculas separando as palavras (ex.: #VemPraNarro). Ah, e preze sempre por termos curtos, de preferência com até 3 palavras no máximo. Isso porque hashtags muito longas costumam ser bastante confusas e de difícil compreensão.
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