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Facebook divulga tendências para marketing até 2020

4 minutos

Fique de olho nas tendências para marketing até 2020 que você precisa seguir!

Em 2020, mais pessoas terão dispositivos móveis do que água encanada ou eletricidade em casa. O dado é do Facebook IQ, time de análise e estudos dessa rede social, que ainda incluiu em seu relatório 5 tendências para marketing até 2020. Esse mapeamento faz parte de um relatório de 20 tendências que serão divulgadas ao longo do ano.
Nessa primeira parte da análise, o Facebook apresenta um “novo mundo” que está a apenas 30 meses de distância. Dados de acesso à internet e mudança nas formas de comércio são os grandes destaques desse estudo. Confira um resumo da Narro sobre essas tendências para marketing até 2020:

  • Identidades omniculturais

Com as pessoas sendo cada vez mais expostas a diferentes perspectivas e identidades multifacetadas – graças à tecnologia – muitas começarão a rejeitar limites tradicionais. Assim, elas passarão a aderir formas de identificação mais personalizadas e complexas. Essas mudanças vão acontecer principalmente em áreas como gênero e pertencimento cultural e linguístico, por exemplo.
Segundo o estudo, 56% das pessoas ouvidas disseram que se veem hoje como um cidadão global, se dissociando do nacionalismo. Além disso, 56% também consideraram que as regras sobre gêneros tradicionais estão se tornando irrelevantes.
Nesse sentido, esses dados apontam algumas tendências para marketing que envolvem a assimilação dessa nova ordem. De acordo com o Facebook, pode-se pensar em novas estratégias de embaixadores de marcas ou ainda em como se dirigir a consumidores quando enviar materiais.

  • Novas negociações

As relações entre empresas e pessoas têm sido cada vez mais mediadas pela tecnologia e, conforme ela avança, essa conexão também se altera. As mudanças no ambiente digital vão permitir novas negociações, possibilidades, controles e vantagens para ambos os lados.
Por um lado, as pessoas vão continuar exigindo cada vez mais das marcas, como bons serviços e experiência mobile otimizada. Já as empresas saem ganhando na medida em que aumenta a aceitação das pessoas em pagar mais por serviços convenientes que provam seu alto valor por custo x benefício.
As tendências para marketing seguem então essa inclinação de comunicar e construir uma boa reputação. De acordo com o relatório, uma opção para as empresas é pensar em como usar a tecnologia para derrubar antigos modelos.

  • Próxima geração de trabalho

Millennials – pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90 – vão oficialmente ultrapassar todas as outras gerações em números no mercado de trabalho. Até 2020, eles devem representar mais da metade de toda a força de trabalho global.
tendências para marketing
Considerada “nativa digital”, essa geração vai orientar uma mudança de cultura, principalmente nos ambientes organizacionais. De acordo com estudos recentes, esse jovens buscam principalmente propósitos, flexibilidade e conexões significativas com as pessoas e organizações onde trabalham.
O relatório aponta que 70% dos executivos americanos acreditam que essa nova geração vai trazer mais autonomia e colaboração para as empresas. Segundo o Facebook, as empresas devem observar o sucesso de algumas marcas nesse quesito. Assim, elas podem entender como elas se conectam com seus colaboradores, por exemplo, usando vídeos para se comunicar e trocar informações, CEOs que se conectam com seus funcionários usando a tecnologia etc.

  • Além da idade

As mudanças de perspectivas para pessoas idosas vão estar alinhadas às visões orientais sobre envelhecimento. Assim, a fase da “aposentadoria” não será mais vista como um período de inatividade, mas sim de fazer ainda melhor. A tendência é de que, além de viverem mais, as pessoas também terão uma vida mais saudável e conectada.
A pesquisa aponta que 70% das pessoas disseram que a idade para se considerar alguém “velho” está aumentando. Além disso, 62% afirmaram ainda que a tecnologia tornou mais fácil encontrar cursos ou aprender algo novo. Nesse sentido, as ações de marketing também seguem uma onda de se comunicar com esse público e seus novos hábitos de consumo.

  • Comprando longe e perto

Um dos grandes desafios do e-commerce nos próximos anos será atrair e empurrar os consumidores entre o local e o global. Por um lado, as pessoas vão valorizar cada vez mais os comércios e a cultura local. Ao mesmo tempo cresce o pensamento global, como os dados revelam: 35% das empresas no Facebook têm conexões com consumidores de outros países. Além disso, cerca de 360 milhões já realizaram alguma compra internacional.
Assim como o fluxo de pessoas, ideias e tecnologias, os produtos vão continuar a cruzar fronteiras e conectar pessoas. Só no Facebook, mais de um 1 bilhão de pessoas estão conectadas a marcas de outros países. Além disso, 2 em 3 consumidores online já compraram de empresas estrangeiras.

Conte com a Narro para se preparar para o futuro!

Segundo o Facebook, as tendências para marketing apontadas permitem que as empresas já se preparem e comecem a traçar novas estratégias. Dessa forma, quando essas novas ondas chegarem, é preciso estar preparado e seguir um planejamento previamente estabelecido. Para isso, é importante ter ao seu lado uma empresa experiente no mercado de marketing digital. Assim, ela poderá auxiliá-lo com a criação e a execução do seu planejamento estratégico. Conheça a Narro!
Veja aqui o relatório completo.[:]