Brand Awareness na era digital: o que ficou diferente?
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O Brand Awareness nada mais é do que a consciência da marca, a forma como ela é reconhecida pelos consumidores. Mas o Brand Awareness na era digital assumiu formas diferentes de alcançar seus clientes e de se fortalecer.
Quando um consumidor diz o nome da marca ao invés do nome do produto, ou o compra apenas porque a marca lhe parece familiar, é porque o Brand Awareness é alto e eficaz. Ele trabalha principalmente para que as marcas ganhem notoriedade e sejam diferenciadas em relação aos concorrentes.
Mas o que muda para a construção do Brand Awareness na era digital? Alguns pontos foram influenciados pelas novas mídias e as novas formas de produção de conteúdo. Veja só:
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Novas ferramentas
O Brand Awareness na era digital possui um grande potencial porque ele agrega novas ferramentas para ajudar a fortalecê-lo.
Antes, essa consciência de marca era construída por meio da publicidade em mídias tradicionais, da comunicação no PDV e do boca-a-boca.
Hoje em dia, há mais pontos de contato!
As marcas podem usar outras ferramentas para criar esse relacionamento. Mídias sociais, por exemplo, são uma ótima forma de expor a marca e mantê-la na lembrança do consumidor.
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Construção desconcentrada
O Brand Awareness na era digital não depende mais apenas dos esforços da marca!
Com a popularidade da internet, a produção de conteúdo não está mais só nas mãos das marcas. Os consumidores também falam sobre os produtos e serviços. Também recomendam e divulgam a marca para outras pessoas.
Isso diminui os esforços contínuos das empresas e torna o relacionamento mais próximo e linear.
O único problema dessa questão é que, sem o controle total sobre tudo o que é falado pela marca, as marcas correm o risco de sofrerem com uma “má reputação”. Ou seja, seu produto é lembrado pelo consumidor, mas de uma forma ruim.
Imagina ter sua marca lembrada como aquela de “má qualidade”? Péssimo, não é?
Por isso o Brand Awareness na era digital também requer muito cuidado!
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Facilidade para mensurar
Como o Brand Awareness é mensurado?
Normalmente, as pesquisas “Top of Mind” eram uma das principais fontes de mensuração para saber o quanto sua marca era lembrada.
Agora, a internet, com seus serviços de analytics e métricas permite ver o que o público anda falando da sua marca.
Além disso, com essa mensuração, você não apenas fica sabendo se o seu produto é um dos mais lembrados ou não. Ele permite saber se a maioria dos comentários são bons, ruins ou neutros. Isso é essencial para planejar as estratégias de marketing e publicidade.
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