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Por que investir em marketing mobile?

3 minutos

Marketing mobile aproveita funcionalidade dos dispositivos móveis

Ao andar na rua, é possível ver que quase 9 entre 10 pessoas utilizam aparelhos mobile durante a maior parte do tempo. Seja no carro, no ônibus, no trabalho ou em casa, as pessoas utilizam seus celulares e tablets para diversas tarefas. Entre elas, podemos incluir atividades bancárias, comunicação, lazer, aprendizado ou social. O fato é que o mobile hoje já faz parte do nosso cotidiano!

Mas como isso afeta o marketing?

O marketing mobile é uma nova tendência forte no mercado, principalmente porque não é mais possível ignorar o poder dos dispositivos móveis. Segundo dados do Google, o mobile superou o desktop em volume de navegação na web há cerca de dois anos.
Além disso, engana-se quem acha que o mobile só atinge um público muito jovem. Ainda de acordo com o Google, mais de 60% dos usuários de smartphones têm mais de 25 anos.
O marketing mobile diferencia-se do tradicional ao usar as funcionalidades dos dispositivos móveis. Partindo do conhecimento da experiência do usuário nos smartphones, cria-se conteúdo personalizado, comunicação mais direta e personalizada e uma experiência mais valiosa e interativa.

O que é marketing mobile?

O marketing mobile é um tipo de marketing voltado para usuários de dispositivos móveis. Essa estratégia aproveita as funcionalidades e características que só os dispositivos móveis têm para interagir e se relacionar com o usuário.

Quais são as principais características do marketing mobile?

 

marketing mobile

– Sites responsivos

Os sites responsivos, ou seja, adaptados para dispositivos móveis, são o primeiro passo nas estratégias mobile. Muitas vezes, eles são feitos até mesmo antes da versão para desktop.
Isso acontece porque normalmente a maior parte do tráfego das marcas vem dos dispositivos móveis, então faz sentido que se dê prioridade a esses usuários. Além disso, não é difícil encontrar pessoas que desistiram de navegar ou comprar em um site porque ele não funcionava bem no mobile.

– Conteúdo personalizado

Tem sido uma prática comum produzir material exclusivo para os dispositivos móveis. Isso porque embora o texto para internet já seja feito de forma estratégica, nos smartphones a dinâmica de leitura é ainda mais diferente.
Parágrafos longos e muitos hiperlinks não são tão atrativos nem fáceis de ler nas pequenas telas dos celulares. Por isso, textos curtos e chamativos, bem como vídeos, são a grande aposta dessa estratégia.

– Segmentação

Um dos pontos-chave do marketing mobile é a segmentação. Na maioria dos acessos feitos por meio dos aparelhos móveis, o GPS está ligado. Isso permite não só obter dados de localização do usuário como também enviar conteúdo personalizado para ele.
Essa funcionalidade facilita ainda saber de onde o cliente mais acessa sua informação, com que frequência acessa e como ele se comporta. É possível também se comunicar com o usuário enquanto ele se locomove e oferecer informações e conteúdos que o ajudem nesse processo.

– Aplicativos

Outra opção de contato com o consumidor são os aplicativos. Por terem um layout e funcionamento já feitos para os smartphones, ele oferecem uma experiência ainda melhor do que os sites responsivos.
Essas plataformas permitem uma interação mais direta e um caminho mais curto até o usuário. Além disso, os aplicativos oferecem muitas facilidades para os clientes, como pagamento de conta, pedidos de comida, compras e informações.

– Agilidade na comunicação

Os apps oferecem uma grande possibilidade para as marcas: comunicação quase simultânea com o consumidor. Normalmente, as pessoas passam o tempo todo com seus celulares. Por isso, é provável que a comunicação via mobile seja muito mais ágil.
O marketing mobile se aproveita dessa facilidade para enviar mensagens personalizadas para o usuário, seja em forma de mensagens de texto, notificações em aplicativos ou mensagens com promoções.

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