Inbound 28 de agosto de 2020

O que é Visual Aid? Saiba tudo sobre a estratégia em 3 itens

Quem trabalha na indústria farmacêutica sabe como é importante a visita do propagandista médico ao especialista. Por isso, uma das estratégias utilizadas para anunciar um produto é a apresentação de um Visual Aid de impacto.

Mas o que exatamente é essa ferramenta e por que ela é tão importante para a visita médica? A Agência Narro trabalha há quase 20 anos com o mercado farmacêutico, contando histórias impactantes sobre suas diversas soluções. Então, preparamos este texto para explicar um pouco mais sobre como ela funciona.

Tudo sobre o Visual Aid em 3 etapas

Apresentação interativa

Esta propaganda médica pode ser descrita como uma apresentação interativa que usa elementos visuais, como gráficos, vídeos, textos e fotos, para transmitir uma mensagem que também será falada. Ou seja, é um conteúdo que apoia uma divulgação oral.

Ao longo da explicação, esses elementos, junto com os textuais, apontam os diferenciais do produto, tanto comparando-os com os concorrentes ou destacando seus atributos.

Quando usado pelo mercado healthcare, mais especificamente durante visitações médicas, é uma estratégia que será exibida pelo propagandista ao médico. Portanto, é uma demonstração assertiva e impactante que vai passar a mensagem desejada de forma visual e explicativa.

Sempre dizemos que uma mensagem assertiva é a base do planejamento de um Visual Aid. 

Além disso, uma divulgação que prenda a atenção do espectador e gere lembrança de marca precisa ter uma chamada marcante, que chamamos de conceito. Ele estará presente em todo o VA e será responsável por impactar e diferenciar o produto para o consumidor e os profissionais.

Experiência do usuário

Outro ponto imprescindível para um Visual Aid que gere bons resultados é pensar na experiência do usuário.

Afinal, considerar o público que será trabalhado é uma etapa essencial para construir uma apresentação que também seja uma boa experiência. No caso das visitações, os médicos. Então, o VA precisa ter fatores de destaque que sejam relevantes para aquele público.

Inclusive, é importante construir uma sequência lógica e racional das informações. A forma como os elementos textuais e visuais são distribuídos precisa fazer sentido e ser intuitiva para garantir uma absorção rápida das informações da propaganda médica. Isso porque, muitas vezes, o material é apresentado em poucos minutos.

Enfim, essa ferramenta de comunicação para o mercado healthcare pode ser a ponte que vai ligar médicos e laboratórios, mostrando soluções eficazes para o cuidado da saúde de cada paciente.

História que impacta

Nossa arte de narrar histórias é aplicada aos VAs que produzimos? Sim!

Cada produto e solução tem uma narrativa em relação à sua utilização, seja pelos profissionais ou pacientes. De fato, vai impactar de alguma forma a vida dessas pessoas, mudando sua forma de cuidado e afetando sua saúde.

Então, ao definir estratégias, elaborar um planejamento e criar um conceito e um posicionamento para cada Visual Aid, estamos narrando uma história com início, meio e fim.

Essa, é claro, é uma das principais formas de gerar lembrança de marca nos usuários, pois histórias são uma das mais antigas formas de comunicação.

VA para o seu produto: deixe a Narro contar sua história

Como pode ter visto, a Agência Narro é especialista na criação de propagandas médicas de impacto. Inclusive, você pode conferir alguns no nosso portfólio.

Se você precisa contar a história do seu produto ou da sua marca e fazer com que ela se conecte de forma efetiva com seu público, venha conversar conosco. Clique aqui para agendar uma conversa #VempraNarro