Digital, Healthcare 28 de maio de 2020

Medicamentos OTC: desmistificando a comunicação com o público final

De maneira particular, medicamentos OTC permitem um maior diálogo com o público final pela isenção de prescrição médica. Mas como aproveitar esta oportunidade de forma criativa e respeitando as regras previstas em legislação? Leia e saiba mais sobre alguns pontos importantes para uma campanha OTC de sucesso.

Os medicamentos OTC, em português, Medicamentos Isentos de Prescrição Médica, são muito comuns no dia a dia dos brasileiros. Inclusive, até associamos automaticamente algumas marcas para cada necessidade, não é mesmo? Dor de cabeça, congestão nasal, cólica, desconfortos estomacais… para cada sintoma, pensamos em uma marca.

No entanto, quando se trata de marketing para medicamentos isentos de prescrição, essa proximidade com as marcas nem sempre se reflete na comunicação com os consumidores finais. De certa forma, há algumas inseguranças que rondam as campanhas OTC e acabam impedindo as marcas de explorar todo o seu potencial com o público.

Confira abaixo alguns aspectos importantes de ativações de sucesso em marketing focado em medicamentos  OTC.

Medicamentos OTC e a comunicação com o público final: alguns pontos importantes

Regulatório e os Medicamentos OTC

De fato, a parceria entre os departamentos regulatórios das indústrias farmacêuticas e as agências precisa ser forte. Este é o primeiro passo para uma campanha coerente, criativa e em conformidade com a lei.

Isso porque o regulatório é responsável pelo cumprimento e pela manutenção das diretrizes determinadas pelos órgãos de saúde responsáveis, por exemplo, a ANS e a Vigilância Sanitária.

Por isso, é importante que a agência parceira conheça, pelo menos em linhas gerais, os aspectos importantes sobre essas exigências. Assim, todo o processo de concepção das campanhas é facilitado, desde o desenvolvimento do Key Visual e do Visual Aid até as interações com os consumidores.

Conhecer os detalhes da jornada do seu consumidor

Não há dúvidas de que a equipe do produto é a maior fonte de informação quando se trata de produtos OTC. Através de dados da força de venda e de trade, é possível traçar a jornada do consumidor com mais detalhes. Se quiser saber mais sobre trade marketing para o mercado farmacêutico, leia nosso outro blog aqui.

Este é um passo importante porque é por meio dessa jornada que as marcas encontram o consumidor final. Ou seja, a partir dela temos um olhar muito mais assertivo sobre quais mídias utilizar, formatos de anúncio, tipos de conteúdos e linguagem.

A definição inicial dessa jornada é determinante para as campanhas de medicamento de venda livre. Afinal, neste caso, a prescrição médica não se faz obrigatória, possibilitando a comunicação direta com o consumidor final. É por esta razão que é tão importante criar esse diálogo de forma tão empática e próxima. 

Estar presente nos micromomentos de seu público final, com conteúdos especialmente pensados, fará com que ele passe a considerar sua solução no momento de compra. Na dúvida, ele pode escolher a marca com a qual teve um contato de forma mais impactante, e pode ser a sua.

Leia também:

Três dicas para um Visual Aid de resultado

Seja acessível 

Ao aparecer nas mídias, é natural que sua marca se torne mais buscada pelos consumidores finais. Por isso, um dos maiores detalhes para o sucesso de campanhas de medicamentos OTC é ter certeza de que você será capaz de atingir e efetivamente entregar valor em todos seus canais. 

Isso quer dizer que é importante se preparar para as demandas que surgem a partir de sua comunicação, ok?

Então, tenha uma equipe que te ajude em todos os detalhes para, a partir disso, garantir que você terá um bom funcionamento no seu hotsite ou e-commerce, por exemplo. 

Conte com a Narro para criar a melhor estratégia para medicamentos OTC 

Desenvolver uma campanha de forma ágil, assertiva e criativa demanda um trabalho especializado. Com mais de 15 anos de experiência no mercado healthcare, a Narro pode te ajudar a encontrar a melhor abordagem, além de estratégias digitais e offline para seu medicamentos OTC.

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