Inbound 27 de novembro de 2020

Marketing para o setor de saúde: como conquistar mais clientes por inbound?

Com as regras de distanciamento social, o setor de saúde precisou inovar e investir na comunicação digital para levar informação ao público. Por isso, a internet se tornou uma ferramenta importante para vendas, fidelização e prestação de serviços.

É neste cenário que o inbound marketing para esta área ganha ainda mais destaque. Então, separamos algumas dicas para te ajudar a investir nessa estratégia.

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Como investir em inbound marketing para o setor de saúde?

Em uma definição geral, o termo em inglês significa “marketing de atração”. Isso porque ele busca atrair o público por meio de conteúdos relevantes, ajudando a construir um relacionamento duradouro com o negócio.

Essa técnica ajuda empresas a alcançarem pessoas em diferentes momentos de interesse e tem vários benefícios. Por exemplo, aumento de tráfego e vendas, reconhecimento maior de marca e geração de leads.

Mas você precisa tomar alguns cuidados com o planejamento para implementá-la na área da saúde. Afinal, tudo precisa estar alinhado aos objetivos que já foram propostos.

Para fazer isso com eficiência, confira algumas dicas.

Considere a jornada do consumidor

A metodologia do inbound segue uma série de etapas de relacionamento com o público: atrair, converter, relacionar, vender e encantar. Esse processo vai mostrar ao usuário o valor da marca, o que pode levar à conversão.

Só que, como dissemos, a técnica pode atrair pessoas em fases diferentes de interesse. Por isso, leve em consideração a jornada do cliente, desde o aprendizado até o momento de decisão.

Produza conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é a chave para alcançar e conquistar seu público. 

Quando um usuário encontra uma informação confiável no setor de saúde, as chances de engajar com a marca e virar um cliente de valor são ainda maiores.

Os materiais divulgados, no entanto, precisam ser de qualidade e interesse da persona. Por isso, saiba o que seu público-alvo está procurando.

Conheça seus problemas, suas dores e expectativas em relação ao produto ou serviço oferecido. Isso garante que os textos sejam pensados e produzidos estrategicamente para o seu público-alvo.

Assim, você cria uma conexão profunda com sua persona, ganha relevância no mercado e pode se tornar autoridade no segmento. 

Aposte em SEO

Como falamos, conteúdo é a chave para atrair sua persona no inbound marketing. Dessa forma, investir em um blog pode ser ótimo para divulgar conteúdos de interesse de seus possíveis clientes e aumentar o tráfego do seu site. Mas, para isso, é preciso aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Essa estratégia garante bom posicionamento no Google com o uso de palavras-chave e deve ser trabalhada junto com o marketing de conteúdo. Por sua vez, ele vai pesquisar os assuntos de interesse da sua persona para definir as palavras-chave.

Ou seja, ambos são essenciais para garantir um bom resultado com inbound.

Explore diferentes canais

Devido à pandemia, o comportamento dos consumidores mudou de repente. Antes, a tomada de decisão no setor de saúde acontecia no ponto de vendas. Hoje, eles estão buscando mais informações pela internet.

Por essa razão, é fundamental apostar em diferentes canais digitais para chegar até seu público. Dentre eles, as redes sociais merecem atenção especial, pois oferecem fluxo maior de interação e mais proximidade. Além disso, elas permitem uma troca de informações muito mais rápida e direta. 

Integre o setor de marketing com a equipe de vendas

Um dos maiores ganhos do inbound é a capacidade de integrar os times de marketing e de vendas. Essa fase é muito importante para conseguir transformar leads em clientes de valor.

Isso porque a equipe de marketing consegue trabalhar o usuário desde o começo da jornada do consumidor. Isto é, desde a fase de atração até a conversão. Dessa forma, é possível entregar à equipe de vendas só os contatos que já converteram e estão prontos para comprar.

Com isso, os times conseguem trabalhar juntos para aumentar o número de clientes e de vendas da empresa. Inclusive, essa estratégia otimiza o tempo dedicado às demandas, garantindo melhores resultados no setor de saúde.

Marketing para setor de saúde: saiba quais são as normas da Anvisa

Como você viu, estratégias de inbound marketing podem render bons frutos para sua marca. Só que, para a publicidade para o setor de saúde, a Anvisa estabeleceu certas normas.

Por exemplo, ela só é permitida para medicamentos que podem ser vendidos sem prescrição médica. Os que pedem receita só podem ser anunciados aos profissionais de saúde e prescritores. 

Sobre itens não tarjados, a publicidade é liberada para o público geral por serem medicamentos que normalmente tratam sintomas mais simples e leves. Mas suas propriedades funcionais e terapêuticas só podem ser divulgadas se foram aprovadas pela Anvisa.

Tarjados ou não, é necessário cumprir as regras dos órgãos reguladores. Isso inclui nome do medicamento e da substância ativa, número do registro na Anvisa, advertências obrigatórias etc. 

Por isso, certifique-se de que a agência responsável pela comunicação conheça as regras e normas de publicidade da saúde. Assim, é possível levar informação ao público que você deseja atingir de forma clara, precisa e assertiva.

Conte com a Narro para definir a melhor estratégia para o seu negócio

Agora, você sabe que o inbound marketing pode aumentar o número de clientes da sua marca. Logo, é hora de definir como usar esta estratégia da melhor forma para o seu negócio.

Para isso, você pode contar com a Narro! Afinal, nós somos uma agência especializada em inbound marketing para o setor de saúde e estamos há mais de 13 anos no mercado. Por isso, estamos prontos para te ajudar a definir o melhor plano e conquistar bons resultados. Converse com a nossa equipe para saiber mais!