Healthcare 14 de abril de 2020

Marketing farmacêutico: o que você precisa saber sobre o tema

Em tempos de pandemia, empresas de todos os segmentos começaram a buscar meios de manter suas operações e seu faturamento. Embora o cenário pareça favorável para o setor de medicamentos, muitas empresas passaram a explorar o marketing farmacêutico para repensar seus canais de distribuição e a forma como atendem o público. 

Afinal, agora é muito importante estar preparado para atender o público de forma empática e acessível. Por isso, falaremos um pouco mais sobre as estratégias de marketing que podem ser exploradas no mercado farmacêutico neste momento. Continue a leitura para saber mais! 

Como investir no marketing farmacêutico na pandemia?

Diante do atual cenário, muitas empresas do setor farmacêutico já passaram a investir em estratégias de marketing para se comunicar com o público. Isso porque investimentos em conteúdo de qualidade e no posicionamento da marca serão diferenciais para que as marcas sejam lembradas de forma positiva. 

O que sua empresa pode propor, ensinar ou fazer pela sociedade neste período? É isso que seu público quer saber. É por essa razão que o marketing farmacêutico vai muito além das vendas em si, pois busca outras ações, por exemplo, captação, retenção e fidelização de clientes. Em momentos de crise, saber encantar o cliente faz toda a diferença!

Quando bem empregadas, as estratégias de marketing também podem aumentar as vendas e atrair novos clientes. Mas como colocar essas técnicas em prática em tempos de pandemia? Abaixo, listamos algumas estratégias para o setor farmacêutico. 

Aposte em ações de conscientização

Entre muita desinformação e fake news, sua marca pode se posicionar distribuindo informações corretas para a população. Essa é uma maneira de gerar uma lembrança positiva e ainda prestar um serviço de utilidade pública. 

Para isso, você pode apostar no marketing de conteúdo para divulgar informações, por exemplo, em redes sociais ou blogs. Ações nos pontos de venda também são válidas. Para isso, você pode criar um material informativo com os cuidados essenciais.

Inclusive, citando, você pode criar um kit com álcool em gel e máscara para os clientes que comprarem sua marca. Neste período, demonstrar cuidado e empatia é uma das melhores maneiras de posicionar positivamente sua marca.

Mais do que ninguém, você sabe o que seu público-alvo gostaria de ver no PDV. Então, não perca a chance de encantá-lo, ok?

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Adapte-se às mudanças que estão por vir

Este momento pede empatia e adaptação para fazer com que as pessoas recebam seus medicamentos com segurança. E você, enquanto consumidor, deve concordar que uma boa experiência na hora da compra faz toda a diferença, não é?

Uma vez que a recomendação é não sair de casa, sua marca pode investir em outros canais de distribuição. Neste momento, vendas online são opções vantajosas para a sua marca e para o público.

Além disso, você pode usar as redes sociais para ensinar as pessoas a se adaptarem ao universo digital, mostrando, por exemplo, um passo a passo de como realizar um pagamento ou até fazer uma compra.

Acredite: pequenos gestos como este podem trazer um retorno significativo para sua empresa e até aumentar suas vendas. Afinal, a responsabilidade social interfere diretamente na forma como o público enxerga o seu negócio.  

Aposte nas estratégias digitais

Hoje, a maioria das buscas por informações na internet está relacionada à saúde. Portanto, apostar em estratégias digitais para o marketing farmacêutico pode ser a chave para manter as vendas e o relacionamento com o público.

Isso porque você, enquanto empresa de um setor bastante ligado à saúde, pode oferecer informações qualificadas sobre cuidados e recomendações. Mas é claro que para que o conteúdo chegue ao público certo, é preciso investir em boas estratégias de marketing digital.

Citando, as redes sociais são ótimos espaços para construir um relacionamento com o cliente, posicionar sua marca e conquistar o engajamento do público. Além das dicas de conteúdo que demos acima, você também pode tirar dúvidas e ajudar a interpretar bulas de forma humana e empática, por exemplo.

Outra estratégia é criar um blog dentro do site. Essa é uma forma de atrair consumidores através de conteúdos de qualidade, ajudando as pessoas a encontrarem as respostas que desejam. 

Além disso, quem investe em conteúdo qualificado, passa a ser visto como referência e autoridade na área.

O marketing digital também possui a vantagem de ser facilmente mensurado. É que todas as ações realizadas online ficam registradas e, dessa forma, ficará bem fácil melhorar a sua estratégia ao longo do tempo. 

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Lembre-se: vivemos um momento delicado e de muitas mudanças para todos. Então, vale mais investir no relacionamento e na lembrança de marca do que no lucro em si. Quando tudo isso passar, os consumidores vão se lembrar do posicionamento das empresas e dar preferência às que se ofereceram a ajudar a população. 

Então, mostre ao seu público que o cuidado que você oferece a ele vai muito além do medicamento.

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Em um cenário de incertezas, saber posicionar sua marca de forma empática é essencial para manter o bom relacionamento com o público. Com mais de 15 anos de experiência no mercado health care, a Narro pode te ajudar a encontrar a estratégia que tornará sua marca memorável. Agende já uma conversa e saiba como podemos ajudar o seu negócio!