Digital, Inbound 30 de abril de 2020

Marketing digital após a COVID-19: entenda o cenário e prepare seu negócio

O coronavírus chegou trazendo uma série de desafios para profissionais de saúde, governantes e toda a sociedade. Além de ser uma das crises de saúde mais graves dos últimos séculos, porém, a pandemia causada pelo novo coronavírus também tem impactado fortemente diversas empresas dos mais variados segmentos. Assim, diante deste cenário, muitos profissionais de marketing têm se perguntado: como será o marketing digital após a COVID-19?

No momento, é claro que o foco de todos nós deve ser a prevenção e o combate da doença. Mas, enquanto isso, quem é da área do marketing digital já pode ir ficando de olho no cenário atual para preparar seu negócio para o momento de pós-pandemia.

Neste texto, a Narro separou algumas informações e dados importantes para você ter em vista diante deste contexto. Continue lendo e confira!

Novos desafios

Como dissemos anteriormente, o novo coronavírus gerou uma crise sem precedentes não só para os profissionais da área da saúde, mas também para o mundo dos negócios. Diferentemente de outras grandes doenças, por exemplo, a H1N1, a COVID-19 possui uma capacidade de disseminação muito mais rápida e intensa. 

E não é à toa que, desde dezembro de 2019 (quando o primeiro caso foi detectado na China) até hoje, mais de 3 milhões de pessoas foram infectadas no mundo todo. Só no Brasil, o número de casos chega a aproximadamente 80 mil, com mais de 5 mil mortes causadas pela doença, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde

Diante dos dados alarmantes, o isolamento social se tornou obrigatório em muitos países e, consequentemente, o comportamento dos consumidores ao redor do mundo tem passado por grandes transformações. Para os profissionais de marketing, estar atento a esses novos comportamentos e tendências é essencial para manter a saúde financeira de suas empresas. 

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O cenário atual

Desde março deste ano, quando a OMS classificou a COVID-19 como uma pandemia, muitas empresas começaram a adotar o regime de home office durante a quarentena. Com essa pausa na vida fora de casa, o consumo da mídia digital acelerou de forma muito brusca. 

De acordo com a GWI Coronavirus Research, mais de 40% das pessoas estão gastando mais tempo em seus smartphones. Além disso, mais de 32% delas estão passando mais tempo nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. 

Outras pesquisas também mostram que os consumidores se adaptaram rapidamente a essa nova realidade dentro de suas casas. Segundo um estudo da Forbes, durante a quarentena houve um aumento de mais de 210% de compras online. Já uma pesquisa da Loup Ventures indica que mais de 47% dos consumidores esperam continuar comprando de forma online mesmo após a crise.

Então isso significa que essa intensa transformação digital é um reflexo das atuais circunstâncias que estamos vivendo. É bom ficar atento, pois esses novos hábitos podem se manter em longo prazo.

Quem é da área do marketing digital deve ficar de olho no cenário atual para preparar a sua empresa para o momento de pós-pandemia.

Como otimizar ações de marketing digital após a COVID-19?

Já deu para entender que o marketing digital após a COVID-19 vai passar por algumas transformações, certo? Essa crise nos mostrou que investir em estratégias de marketing digital não é um luxo. É sim uma necessidade, independentemente de qual seja o campo de atuação de sua empresa.

Então, vamos conferir algumas ações que seu negócio pode tomar para otimizar os resultados?

SEO

No momento, diversas empresas têm reduzido o investimento em anúncios nas redes sociais para poupar gastos. Então, como continuar obtendo bons resultados e evitar a perda de posições nas buscas?

Investir em estratégias de otimização para resultados orgânicos pode ser uma boa solução. É certo que as técnicas de SEO podem não trazer um resultado imediato. Mas se elas forem aplicadas corretamente, em médio e longo prazo sua empresa estará nas primeiras posições de busca orgânica.

Mas cá entre nós: quem não gostaria de ver o seu nome nos primeiros resultados de uma busca no Google? 

Mídias sociais

O consumo de mídias sociais já vinha crescendo a passos largos nos últimos anos. E com a chegada do regime home office durante a quarentena, essa tendência ficou ainda mais forte. 

É essencial que sua marca esteja presente nas redes sociais para continuar se relacionando com seu público. Mas lembre-se: é essencial que o marketing digital após a COVID-19 tenha um tom muito mais de relacionamento do que de vendas diretas. 

É muito provável que as pessoas ainda estejam impactadas pelos desdobramentos da pandemia. E, por isso, elas deverão ser preocupar mais com temas relacionados à saúde do que com produtos não essenciais. 

Inbound marketing

Por falar em relacionamento, o inbound marketing pode ser uma ótima saída para quem quer investir na geração de leads qualificados. Como dissemos anteriormente, agora não é hora de criar campanhas de ofertas agressivas, nem de forçar vendas.

Então invista em conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para seu público. Além de posicionar sua marca e se relacionar de maneira saudável com o seu público, o inbound marketing permite que você gere um tráfego cada vez mais qualificado para aquilo que você deseja. 

E-commerce

Lembra que dissemos que a tendência para os próximos anos é que os consumidores continuem comprando online, mesmo após a crise?

Então, investir em um e-commerce para sua empresa pode ser uma boa saída. Além de geralmente oferecer melhores preços do que os das lojas físicas, uma loja virtual permite que seu consumidor compre a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Mas para quem está pensando em apostar em um comércio eletrônico, é importante ficar atento a alguns detalhes. Podemos citar como exemplo a segurança de dados dos usuários, boa navegabilidade e prazos de entrega. 

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