Pular para o conteúdo

Trade Marketing por quê? Para quem?

2 minutos

Técnica focada no canal de distribuição, Trade Marketing ainda carece de profissionais especializados

Trade Marketing é a área do marketing que transforma a ambição dos clientes em estratégias comerciais, com objetivo de alavancar a marca por meio de planos focados em categoria de produto, região, perfil do consumidor e canal de distribuição.

Essa estratégia é usada por empresas que buscam aumentar as vendas PDV (pontos de venda). Ela age diretamente nos canais de distribuição, que normalmente são farmácias, supermercados, atacadistas, distribuidores e grandes redes de vendas. Isso já responde, resumidamente, as perguntas do título. Mas, tem mais. Muito mais.

O objetivo principal do trade é agir no shooper. Shoopers são o público que compra o produto, seja para consumo próprio ou consumo de terceiros. Ou seja, ações de trade marketing visam agir não apenas no consumidor, mas, mais ainda, no comprador.

Tendo em vista alcançar o shooper, o trade marketing não é nada mais do marketing no ponto de venda ou canal de distribuição. No entanto, para isso, são necessárias diversas estratégias comerciais, que listamos a seguir.

Técnicas de Trade

Merchandising: É toda ação de marketing realizada diretamente no ponto de venda. Vai desde um banner, a outdoors, folhetos, displays, faixas de gôndola, e tudo aquilo que visa destacar a marca perante as demais, de maneira a influenciar a decisão final dos compradores.

Criação de demanda: O Trade Marketing procura criar situações de compra. Para isso, é necessário atrair o consumidor com a entrada de novos produtos, lançamento de embalagens diferenciadas, promoções, ações de degustação em grandes pontos de venda, ou programas de fidelidade e prêmios.

Capacitação de profissionais: Treinar promotores de vendas para a gestão dos produtos. Eles devem fazer a reposição adequada, de acordo com o cronograma da marca; fazer análise de estoque com os canais de venda; e, principalmente, negociar melhores espaços para exposição dos produtos.

Não é tão simples definir quais ações do trade marketing serão usadas por cada marca. Para isso, elas possuem um importante aliado – as agências de publicidade. Quando especializadas no segmento, estas agências fazem uma análise da situação atual do cliente e do mercado, para então definir as suas necessidades. Quem tem autoridade no assunto consegue prestar um serviço de qualidade para auxiliar o cliente na conquista de seus objetivos.

#VEMPRANARRO

[mc4wp_form][:]