Hoje é dia de história, e muita história!
2 minutos
Hoje, comemoramos 100 anos desde a fundação da Associação Brasileira dos Farmacêuticos
A Associação Brasileira de Farmacêuticos foi um marco de extrema importância que foi responsável pelo progresso e pela valorização da profissão no nosso país.
Desde a criação da ABF, comemoramos o Dia Nacional do Farmacêutico no dia 20 de janeiro. Por isso, hoje é dia de celebrar a vitória diária de cada profissional de farmácia e, principalmente, parabenizá-los pelo admirável trabalho de melhoria da qualidade de vida e cuidados com a saúde de milhares de pessoas.
O dia do farmacêutico é uma data comemorativa não só para os profissionais da área, mas também para todos os cidadãos que se beneficiam com o resultado dos seus trabalhos cotidianos. Afinal…
A ABF comemora cem anos, mas a profissão já tem histórias pra contar há muito tempo!
Existem registros do uso de plantas e substâncias para fins curativos desde o período Paleolítico, porém, as atividades relacionadas à farmácia se originaram com os antigos boticários e apotecários, que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos para tratamentos de doenças e criação de perfumes. Nessa época, a medicina e a farmácia eram uma única profissão.
Relembre alguns dos grandes nomes na história da profissão de farmacêutico:
- Henri Nestlé, criou a farinha láctea – o primeiro produto que substituiu o leite materno das mulheres que eram incapazes de amamentar.
- Ernest Furneau, criou a moderna quimioterapia.
- Cândido Fontoura, criou o antianêmico Biotônico Fontoura e associou-se a farmacêuticos americanos, desenvolvendo os primeiros antibióticos sob a forma de comprimidos.
- Henri Leroux, isolou o ácido salicílico.
- Benjamin Green, inventou o primeiro creme de bronzear.
- Carlos Drummond de Andrade, brasileiro, farmacêutico, poeta e escritor.
- Alberto de Oliveira, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
- Rodolpho Albino, um dos mais importantes farmacêuticos da história da profissão no Brasil, produziu a primeira edição da Farmacopeia Brasileira.
Hoje em dia, os profissionais de farmácia têm a grande missão de proteger e promover a saúde das pessoas, e nós, como agência de publicidade, temos o privilégio de acompanhar de perto as progressões do Mercado Farmacêutico e apresentar à população os seus produtos, que são cada vez mais eficazes nos tratamentos de saúde.