Pular para o conteúdo

Redator publicitário – Qual a função?

1 minuto

A entrada de um profissional com 17 anos de carreira é o momento propício para explicarmos por que o redator é tão importante para uma agência de propaganda

A casa está ficando cheia. O experiente redator publicitário, Alberto Alegria, passou a fazer parte da equipe. Há uma semana na agência, Alegria já trouxe resultados positivos em campanhas institucionais. Mas, qual o papel do redator dentro de uma agência de publicidade? A Narro te explica.

Junto com os profissionais de criação, ele elabora campanhas publicitárias. O diretor de arte faz a imagem, o redator escreve a propaganda. Para um trabalho ter sucesso é necessário que ambos estejam alinhados, sempre ouvindo e aceitando sugestões.

O redator brinca com as palavras. Lê seu texto quantas vezes forem necessárias. Depois de um tempo, vai ler uma última vez, só para certificar que chegou ao conceito ideal. Vai retirar a primeira frase quando esta parecer desnecessária. Trocará uma palavra por outra mais atrativa. Ou até mesmo reescrever tudo, mas sem deixar a gramática de lado. Isso poderia resumir a função de um redator. Porém não é tão simples. “Tem que dar ‘pitaco’ em tudo, até na cor da parede da agência”, brinca Alegria ao descrever seu trabalho.

Um redator pode ter diversas formações. O primordial é que seja criativo e tenha facilidade na hora de lidar com as palavras. No caso do Alegria, é Publicidade e Propaganda. Mas também, profissionais formados em Marketing, Jornalismo e Letras costumam ocupar o cargo. Seja qual formação tiver, um bom redator é apaixonado pelo que faz.

Aqui na Narro deixamos a inspiração correr livre por toda a equipe. Dessa maneira, o profissional consegue mostrar o que tem de melhor para oferecer, e quem mais sai ganhando é o cliente.

#VEMPRANARRO