Inbound marketing para o mercado healthcare: entenda sua importância

Com o avanço das tecnologias nos últimos anos, o comportamento dos consumidores passou por inúmeras mudanças. E quando falamos do inbound marketing para o mercado healthcare isso tem ainda mais importância, sabe por quê?

Alimentadas pelas mídias digitais, hoje as pessoas têm muito mais acesso à informação. Assim, bastam alguns cliques para se convencer sobre qual o melhor produto a ser adquirido.

Esse é um fenômeno comum a praticamente todos os setores da economia, e com o segmento da saúde não é diferente. É por isso que o inbound marketing para o mercado healthcare precisa ser trabalhado cada vez mais, despertando o interesse do consumidor à medida que oferece conteúdos de qualidade e personalizados.

O cenário atual

A busca por uma vida mais saudável tem crescido cada vez mais e a internet tem sido decisiva na pesquisa por informações sobre saúde e bem-estar.

Segundo dados da MDG Advertising e do Inside Look at Boomer Healthcare Consumers, 88% dos que procuram informações sobre saúde começam a busca por sites de pesquisa e 40% tomam decisões baseados em informações que encontram na internet.

De acordo com a Physician Design, cerca de 52% dos usuários de smartphones reúnem informações sobre saúde em seus celulares.

Inbound marketing para o mercado healthcare: a jornada do consumidor

Através do inbound marketing para o mercado healthcare, os laboratórios passaram a contar com uma nova forma de divulgar os seus produtos e seus medicamentos.

Como já dissemos, esse novo modelo permite que a empresa ofereça conteúdos personalizados e relevantes para aqueles consumidores que realmente estão interessados nas soluções que ela está apresentando. Por ser menos invasiva, essa estratégia é bastante útil para todas as etapas da jornada do consumidor, desde o aprendizado até o momento da decisão.

E parece que a estratégia está dando certo. De acordo com pesquisa realizada pela Solomon McCown, 41% das pessoas dizem que as mídias sociais podem influenciar sua escolha por um produto para a saúde. Além disso 66% procuram informações online sobre a própria doença.

A busca pelos laboratórios

O inbound marketing para o mercado healthcare não chamou a atenção apenas dos consumidores. Hoje, os próprios laboratórios estão ficando cada vez mais abertos à comunicação no marketing digital como um todo. Afinal, foi-se o tempo em que as estratégias de marketing resumiam-se aos pontos de venda e outras ações offline.

Um exemplo disso é a Medquímica, indústria farmacêutica com mais de 40 anos de mercado, que contou com a ajuda da Narro para desenvolver a campanha de um de seus medicamentos OTC (medicamentos isentos de prescrição), o Gastrogel. Nesta ação, além de criar toda a identidade visual da marca, agregamos ao projeto um mascote: o índio.

Qual a estratégia?

O personagem desenvolvido é uma animação com algumas variações e representa o bem-estar do paciente. A ideia principal era mostrar o índio fazendo chover em diversas situações em que a pessoa estava com azia. Ou seja, remetendo aos efeitos positivos de Gastrogel: alívio do mal-estar e da sensação de “queimação”.

Através do personagem, foi possível atrair a atenção das pessoas e também interagir mais com os consumidores do medicamento. Para a campanha online, foram desenvolvidos um hotsite do produto e uma fanpage com publicações objetivas e bem-humoradas. Além disso, também criamos um vídeo animado de divulgação, que atingiu a marca de 2 milhões de visualizações no YouTube.

Além disso, também investimos na mídia offline, com inserções em rádio e em busdoor.

 Veja o case completo de Gastrogel clicando aqui!

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