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Como aumentar as vendas no PDV? – Trade Marketing para o mercado farmacêutico

3 minutos

As farmácias são hoje um espaço de saúde e bem-estar, que oferecem diversos produtos ligados a isso. Entre eles, estão os medicamentos. Que ações os laboratórios farmacêuticos podem fazer, então, para destacar seus produtos e aumentar as vendas no PDV? É ai que entra o Trade Marketing para o mercado farmacêutico.
Como já explicamos nesse post, o Trade Marketing age diretamente nos canais de distribuição e transforma o comportamento do consumidor em estratégias comerciais.
O Trade Marketing para o mercado farmacêutico é ainda mais desafiador do que outros setores porque precisa se adequar a legislações e a intensa competitividade entre os tipos de medicamento.
Como usar o trade marketing então para alavancar as vendas no PDV? Veja só as dicas da Narro:

  • Crie materiais informativos para o PDV

Alguns medicamentos, chamados de OTC, podem ser vendidos sem prescrição médica. Outros, no entanto, são mais complexos e precisam de orientação técnica do balconista e farmacêutico.
Por isso, eles precisam estar informados sobre os mecanismos de ação do medicamento, por exemplo. Uma boa forma de educá-los é criar materiais informativos sobre o produto, com linguagem fácil e educativa.
Cada produto tem uma estratégia de comunicação e vendas, assim como a dinâmica de farmacêuticos e balconistas varia também. Faça algo personalizado para o seu medicamento e seus canais de distribuição.

  • Mantenha a identidade da marca em todos os pontos

As vendas no PDV envolvem um conjunto de comunicações visuais, como embalagem, totens, móbiles, wobblers, adesivos e banners, entre outros.
Todas essas estratégias precisam estar alinhadas com o mesmo padrão visual. Assim, o consumidor consegue identificar a marca e criar uma lembrança sobre ela.
Outro aspecto importante é a presença no digital. Hoje é quase inevitável que as marcas não tenham sites ou páginas em redes sociais.
A comunicação no PDV – visual e não visual – precisa estar em sintonia também com a postura da marca nesses ambientes virtuais. Assim, ao migrar do online para o offline, ou vice-versa, o consumidor consegue visualizar essa mesma identidade de marca.
Por isso, é importante que balconistas e farmacêuticos também estejam com o mesmo discurso alinhado com aquele que a marca diz no digital.

  • Use o relacionamento para ter insights

O comportamento dos consumidores tem se alterado bastante nos últimos anos. Com isso, as empresas precisam cada vez mais entender essa jornada de compra e assim tirar insights para melhorar seu produto e sua comunicação.
No Trade Marketing para o mercado farmacêutico, é importante usar o relacionamento com os distribuidores para obter dados dos consumidores.
Como eles têm contato direto com os compradores – e como eles compram, seus dados e seus comportamentos – eles podem ter informações importantes que ajudem a indústria a desenvolver produtos ainda melhores.
Imagine a seguinte situação: um determinado medicamento é bastante vendido nas farmácias. No entanto, os farmacêuticos relatam que a grande maioria, ao realizar a compra, questiona se o medicamento pode ser encontrado em outro formato – pastilha, por exemplo.
Isso mostra que, se a indústria desenvolvesse uma versão em pastilha, ela poderia ser uma campeã de vendas.

–> Porquê ter uma agência de publicidade especializada no mercado farmacêutico ao seu lado

As ações de Trade Marketing para o mercado farmacêutico não são tão simples de serem desenvolvidas, principalmente porque envolvem muitas particularidades de cada produto.
Por isso, é imprescindível contar com o trabalho de uma agência de publicidade, que pensará na comunicação e na venda como um todo. Ela pode elaborar estratégias em diferentes formatos e plataformas, que se complementam e contribuem para aumentar as vendas 

Sabia que a Narro é especialista em Trade Marketing para o mercado farmacêutico? Veja AGORA nossos cases e tudo que podemos fazer pela sua empresa.

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