Online e offline: como interligar as duas estratégias
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Ações online e offline integradas devem seguir novos hábitos dos consumidores
Estratégias de marketing que envolvem ações online e offline precisam criar uma interligação e sinergia entre ambos. Segundo uma pesquisa da empresa Forrester Research, 79% das pessoas atingidas pela comunicação offline acabam buscando pelo produto na internet. Esse dado prova que o novo hábito do consumidor digital influencia diretamente nas vendas físicas. A Narro Propaganda separou algumas dicas para fortalecer esse elo entre os canais físicos e online. Olha só:
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Entenda o comportamento do consumidor
Para qualquer estratégia de marketing, é importante compreender a jornada de compra do seu consumidor. Muitas vezes, ele transita entre o ambiente online e offline e é importante que ele observe uma linha em comum entre eles. Antes de ir até o local da compra, por exemplo, o cliente pode fazer uma pesquisa rápida no site. O que está escrito no virtual precisa ser a mesma realidade que o cliente encontrará no real. Se você anunciar uma grande promoção em lojas e PDVs, o assunto precisa ter o mesmo destaque no seu ambiente virtual, não é mesmo?
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Aposte na presença mobile
O mercado mobile brasileiro tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Hoje, existem mais celulares do que pessoas no Brasil e 79% de todo o tráfego da internet acontece em dispositivos móveis. Para se firmar nesse meio, é preciso criar estratégias específicas de mobilidade. Garantir que a experiência do consumidor seja tão boa no mobile quanto no computador tradicional é essencial. Criar sites móveis, textos curtos e imagens não muito pesadas favorecem a navegação de quem acessa o site por um celular ou tablet.
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Promova eventos
A participação em feiras ou a realização de eventos próprios é uma forma de se aproximar do cliente. O ideal é que você utilize estratégias online para manter contato com o público desses eventos. Dessa forma, eles não “esfriam” nem esquecem da sua marca, já que em eventos é comum o público receber muitas informações e esquecê-las. Uma boa ideia é criar landing pages para cadastro antes do evento ou enviar e-mail marketing logo após uma feira. Além disso, QR codes no material impresso podem direcionar o fluxo de potenciais clientes para seu site.
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Ação integrada
Estratégias de marketing que envolvam ações online e offline tendem a ser simples e dar resultados.
Um material de PDV que possua um quiz, um questionário ou um jogo que deva ser respondido pela internet é um exemplo dessa integração. Outra opção é um QR Code que direcione para uma landing page específica. Ações em eventos que incentivam o uso de hashtags e marcações em fotos também são uma forma de interagir com o público e não perder seus contatos.
A integração entre o on e o off precisa ser cuidadosa e planejada. Os dois ambientes podem ter públicos um pouco distintos, com linguagem, gostos e comportamentos diferentes. Além disso, é importante que essa transição do consumidor seja bilateral. Ou seja, não adianta levar somente o consumidor do PDV para o digital. É importante que ele navegue entre esses dois mundos, consumindo informação de ambos e se mantendo fiel à marca!
Agência Narro Propaganda – Integrando Online e Offline
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