Endomarketing 17 de junho de 2015

O que é endomarketing?

O que é endomarketing e como usá-lo corretamente a seu favor?

Endomarketing é uma adaptação do marketing para medidas de comunicação interna de uma empresa, ou seja, diretamente com os próprios funcionários. Fazer com que o funcionário também faça parte do seu negócio é o sonho de toda corporação. Assim, você ganha um aliado comprometido e envolvido com os resultados da empresa, e com o seu próprio desempenho.

Quais as ferramentas mais utilizadas para um endomarketing de resultado?

Comunicação interna:é de extrema valia disponibilizar canais de comunicação em que a empresa fala e também escuta o colaborador. Os veículos mais comuns são os boletins informativos, mural, jornal interno e intranet.

Pesquisa de satisfação ou de clima: geralmente, é realizada semestral ou anualmente. As pesquisas permitem que os funcionários e corpo diretivo avaliem o clima organizacional da empresa, pontuando pontos positivos, melhorias na comunicação ou potenciais problemas internos.

Eventos e integração: almoços em datas especiais, festas de final de ano e comemoração de aniversariantes do mês são alguns dos casos mais comuns. No entanto, a empresa pode ir além e criar grupos que tenham o objetivo de desenvolver atividades complementares aos objetivos da empresa. Exemplos: grupo de estudos, para promover o aprendizado coletivo e o trabalho colaborativo; grupos de corrida ou de exercício coletivo, para estimular o sentimento de ultrapassar obstáculos; grupos de auxílio a entidades carentes ou de reciclagem, para incentivar a colaboração e o pensamento sustentável e social.

Palestras e eventos motivacionais: em momentos importantes, como vendas expressivas, ampliação da empresa e, até mesmo, o início de um novo ano, as palestras motivacionais têm a função de agregar valores na hora de motivar seus funcionários a crescer ou focar em um objetivo ou metas.

Benefícios extras: além de vale alimentação, transporte, convênio médico, existem outros benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores, especialmente em empresas que prezam a qualidade de vida, como: academia conveniada ou dentro da empresa, horário flexível para carga horária de trabalho e até espaço de lazer com jogos e games. Isso estimula e permite uma flexibilidade na vida pessoal que irá melhorar a forma como seus funcionários veem a empresa.

Por que eu devo apostar no meu público interno?

Profissional motivado trabalha melhor em prol da empresa. Isso não é segredo algum. Uma equipe em sintonia também ajuda a alavancar resultados. E a maneira mais fácil de motivar e sintonizar funcionários é com um bom endomarketing!

Outro fator importante para o estímulo de funcionários é o fato de eles serem os seus primeiros clientes. Todo mundo sabe a importância do boca a boca. Quer algo mais negativo do que boatos desfavoráveis saírem de dentro da própria empresa? Equipe satisfeita ajuda a manter a harmonia e melhorar a reputação da marca.

E a agência, onde entra?

As agências fazem do endomarketing realidade. Para persuadir os funcionarios, é necessário um produto de qualidade e entender suas necessidades para que entrem em sintonia com as características da empresa.

O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. Esta é uma das fórmulas que agregam resultados para concretização de maiores receitas.
Cabe a pergunta: Tenho construído aliados ou funcionários desmotivados em minha corporação?

#VEMPRANARRO

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