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Marketing para plano de saúde: entenda como foi o processo criativo da Campanha Plano VIP

4 minutos

Narro desenvolve estratégia de comunicação para plano de saúde – novo serviço da Unimed SBO e Americana

O Plano VIP da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana já é um sucesso! Toda a comunicação desse modelo novo e diferenciado de atendimento e acompanhamento da saúde foi desenvolvida aqui na Narro! Com estratégias de marketing para plano de saúde, nossa expertise em healthcare conquistou mais essa importante conta, que atende atualmente cerca de 100 mil vidas na região.
A ideia geral para o lançamento desse novo plano envolveu muito mais do que a criação de uma ‘cara’ para a campanha. Além de toda a identidade visual, a agência tinha um desafio maior: gerar valor para a experiência de todos os envolvidos. Uma consequência disso seria uma mudança de cultura na cooperativa.
Desenvolvemos materiais para três públicos diferentes: os beneficiários (pacientes), os cooperados (médicos associados) e as empresas. Percorra o caminho criativo e entenda agora todos os detalhes dessa campanha de marketing para plano de saúde.

Qual era a proposta?

A Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana precisava de uma estratégia para divulgar e informar seus três públicos sobre um novo modelo de atendimento e acompanhamento.  A cooperativa adotou a proposta de Atenção Integral à Saúde (AIS), uma tendência em todo o mundo e  aplicada em países como Canadá e Reino Unido.  Com base em um acompanhamento contínuo, integra ações preventivas e curativas, através do acolhimento e do olhar para a pessoa como um todo. Para divulgar isso, a agência teve que pensar em alguns pontos-chave do marketing para plano de saúde. Entenda todos eles:

Quais foram nossos desafios?

A mudança cultural foi um dos maiores. Sem um médico ‘próprio’, os beneficiários estavam acostumados a procurar diretamente o especialista e demoravam mais tempo para chegar em um diagnóstico.
Por exemplo: se ele tinha uma dor no peito, marcava uma consulta direto com um cardiologista, mesmo sem saber ao certo o que seria o incômodo. O médico pediria exames e veria que a situação era, na verdade, uma consequência de um problema intestinal. Dessa maneira, o problema levou mais tempo para ser solucionado.
Por isso, a campanha precisava falar com esse público. Fazê-lo entender que leva menos tempo chegar em um diagnóstico se ele for atendido inicialmente por um único médico, que já o conhece e também tem todo o seu histórico.
Também tiveram outros pontos-chave que pensamos bastante em como resolver:

  • Gerar valor para a experiência dos envolvidos
  • Tornar o plano associado ao Íntegra (local exclusivo para atendimento desse plano) um produto de valor
  • Criar uma demanda para o novo plano sem brigar pelo preço
Material com foco em marketing para plano de saúde produzido para os cooperados, que também passaram por uma mudança de cultura.

E como surgiu o conceito?

A ideia de “Plano VIP” vai muito além daquilo que está no imaginário do público, que é a importância e a exclusividade. Brincamos também com as iniciais da palavra, associando-as ao serviço prestado.

Material produzido para o público jurídico divulgando o novo plano.

Versátil – acompanhamento próximo e personalizado
Inteligente – atendimento e diagnóstico rápidos, práticos e assertivos
Preventivo – foco na prevenção de doenças e manutenção da saúde
Tanto o nome do plano quanto a assinatura “O tratamento que a sua saúde merece”, trazem o valor para o público e o interesse dele. Isso porque trazem a ideia de atenção especial e atendimento rápido. Também induz ao acompanhamento mais próximo com o médico, o que valoriza ainda a ação dos cooperados e de toda a equipe envolvida.
Pensando nesse marketing para plano de saúde, é claro que a campanha precisava de um apoio que desse credibilidade junto ao público.

Material desenvolvido para atrair beneficiários para o novo plano da Unimed SBO e Americana.

Mas por que o Cesar Cielo?

A escolha do campeão olímpico de natação em 50 metros livres para estrelar o lançamento do plano foi estratégica. O objetivo foi a aproximação com os públicos: moradores da região de Santa Bárbara d’Oeste. Isso porque o nadador, natural dessa cidade, usa o serviço da Unimed desde pequeno.
Além dele ser uma personalidade V.I.P, o grande desempenho esportista do atleta também leva à ideia de cuidado com a saúde. A sacada criativa do uso da imagem desse personagem foi essencial para o sucesso da campanha!
E aí? Deu para acompanhar os pensamentos criativos e a linha de raciocínio aqui da agência na criação dessa campanha? A gente adora compartilhar com você o que sabemos fazer de melhor!

A Narro desenvolve estratégias completas de comunicação. Com a nossa expertise no mercado healthcare e bem-estar, damos destaque ao seu negócio. Saiba mais

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