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Inbound Marketing – a maior tendência digital para 2016!

3 minutos

Mas o que é Inbound Marketing?

O inbound marketing, também conhecido como “marketing de atração” ou “novo marketing”, é uma estratégia que tem o objetivo de gerar visibilidade no Mercado digital e conquistar o interesse das pessoas (ao invés de comprá-lo). Para isso, envolve todo o marketing digital, a fim de atrair públicos – visitantes – e transformá-los em clientes fidelizados.

O conceito principal baseia-se em proporcionar algo que desperte a atenção do público para que os leitores escolham ler o seu conteúdo. Algumas das ferramentas utilizadas nesse processo são: marketing de conteúdo, social media e SEO (ou seja, um composto do Marketing Digital).

Uma organização não é apenas o que ela acredita, faz e entrega. A organização é também o conteúdo que ela propaga. Mais do que nunca, as empresas têm voz, ouvido e personalidade! A comunicação é cada vez mais próxima e natural, e acompanhar essa evolução é crucial para o bom desempenho das empresas nos dias atuais.

Confira algumas das ferramentas mais utilizadas no Inbound Marketing:

  • Blog
  • Newsletter
  • Mídias Sociais
  • Vídeos
  • E-books
  • Infográficos
  • Estudos de caso
  • Perguntas e respostas
  • Webinar, podcasts, hangouts
  • Guest Posting e questionários
  • SEO

A principal estratégia utilizada no Marketing Digital é a de informar

Gerar e compartilhar conteúdo relevante para os públicos, a fim de melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar o envolvimento dos consumidores com a marca, aumentar as vendas, atrair novos clientes e melhorar a visibilidade e a reputação da organização.

Mais do que isso, ele conversa, engaja, interage, envolve e inspira pessoas, a fim de conhecer e entender os públicos e suas necessidades. Para isso, passamos por um processo chamado de “funil do inbound marketing”, que tem as seguintes etapas:

  1. Planejamento – um bom planejamento é essencial para qualquer objetivo e ação que criarmos. Esse é uma etapa essencial para o Inbound Marketing, pois é o momento de fazer todas as pesquisas de Mercado necessárias para o desenvolvimento das ações. E são essas ações que serão responsáveis pelos resultados.
  2. Atrair visitantes – a principal estratégia para essa etapa é: conteúdo relevante e SEO. Essa dupla é essencial para atrair bons resultados nas buscas orgânicas. Outra forma de atrair visitantes é investir em Google Adwords e Facebook Ads – que trarão resultados pagos, ou seja, não orgânicos.
  3. Converter visitantes em Leads – nesse momento, você deverá fazer ofertas, criar e-books, criar landing pages e calls-to-action e ter algumas ferramentas e táticas para fomentar esses leads com informações pertinentes a eles.
  4. Conversão e Engajamento – como comentamos no passo anterior, é necessário manter esses leads nas suas páginas, nutrindo-os com conteúdos interessantes. Para isso, você poderá utilizar mídias sociais, e-mail marketing, newsletters, entre outros. Quanto mais essas pessoas tiverem contato com a sua empresa e fizerem conversões em seus canais, maior será a chance de se tornarem seus clientes.
    Uma vez que um lead se torna cliente, mantenha-o engajado com a sua marca. Mantenha um bom relacionamento e envie e-mails personalizados para clientes mais frequentes – isso provavelmente te trará uma boa reputação!
  5. Tenha promotores – faça com que seus clientes e seguidores admirem a sua empresa e os seus conteúdos a ponto de divulgá-los. Clientes engajados vão comentar, compartilhar, curtir e, o mais importante, recomendar.

Um bom planejamento digital precisa ter métricas de resultados!

Após concluídas todas essas etapas, vem o momento mais importante – a métrica de resultados. Não adianta inserir os números em gráficos e achar que está tudo bem. Você deve analisar desde uma avaliação de página até um atendimento no Reclame Aqui. A única forma de analisar o que está sendo certeiro e o que pode ser mudado, é medir os resultados e colocar cada passo em evidência na balança final.

Por que contratar uma agência para fazer Inbound Marketing?

A resposta é simples: as agências têm experiência – sabem o que pode trazer resultados eficazes, sabem fazer métricas de resultados, possuem conhecimento em diversos segmentos, têm equipe preparada e fazem uma vasta análise do segmento em que estão trabalhando, antes de começar a produzir.

A Narro é uma agência com expertise em Inbound Marketing, planejamentos estratégicos, campanhas institucionais e promocionais e muito mais. Com 10 anos de experiência, trabalhamos com diferentes segmentos, fazendo projetos de comunicação completos para clientes e parceiros como Medley, EMS, Legrand, Germed, Hunter Douglas, União Química, Spasso Cosméticos, Agroceres, Fenat, Furação, Starkey e outros.

Conta com a gente para contar as suas histórias. Vem Narrar com a gente!