Facebook divulga tendências para marketing até 2020
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Fique de olho nas tendências para marketing até 2020 que você precisa seguir!
Em 2020, mais pessoas terão dispositivos móveis do que água encanada ou eletricidade em casa. O dado é do Facebook IQ, time de análise e estudos dessa rede social, que ainda incluiu em seu relatório 5 tendências para marketing até 2020. Esse mapeamento faz parte de um relatório de 20 tendências que serão divulgadas ao longo do ano.
Nessa primeira parte da análise, o Facebook apresenta um “novo mundo” que está a apenas 30 meses de distância. Dados de acesso à internet e mudança nas formas de comércio são os grandes destaques desse estudo. Confira um resumo da Narro sobre essas tendências para marketing até 2020:
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Identidades omniculturais
Com as pessoas sendo cada vez mais expostas a diferentes perspectivas e identidades multifacetadas – graças à tecnologia – muitas começarão a rejeitar limites tradicionais. Assim, elas passarão a aderir formas de identificação mais personalizadas e complexas. Essas mudanças vão acontecer principalmente em áreas como gênero e pertencimento cultural e linguístico, por exemplo.
Segundo o estudo, 56% das pessoas ouvidas disseram que se veem hoje como um cidadão global, se dissociando do nacionalismo. Além disso, 56% também consideraram que as regras sobre gêneros tradicionais estão se tornando irrelevantes.
Nesse sentido, esses dados apontam algumas tendências para marketing que envolvem a assimilação dessa nova ordem. De acordo com o Facebook, pode-se pensar em novas estratégias de embaixadores de marcas ou ainda em como se dirigir a consumidores quando enviar materiais.
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Novas negociações
As relações entre empresas e pessoas têm sido cada vez mais mediadas pela tecnologia e, conforme ela avança, essa conexão também se altera. As mudanças no ambiente digital vão permitir novas negociações, possibilidades, controles e vantagens para ambos os lados.
Por um lado, as pessoas vão continuar exigindo cada vez mais das marcas, como bons serviços e experiência mobile otimizada. Já as empresas saem ganhando na medida em que aumenta a aceitação das pessoas em pagar mais por serviços convenientes que provam seu alto valor por custo x benefício.
As tendências para marketing seguem então essa inclinação de comunicar e construir uma boa reputação. De acordo com o relatório, uma opção para as empresas é pensar em como usar a tecnologia para derrubar antigos modelos.
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Próxima geração de trabalho
Millennials – pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90 – vão oficialmente ultrapassar todas as outras gerações em números no mercado de trabalho. Até 2020, eles devem representar mais da metade de toda a força de trabalho global.
Considerada “nativa digital”, essa geração vai orientar uma mudança de cultura, principalmente nos ambientes organizacionais. De acordo com estudos recentes, esse jovens buscam principalmente propósitos, flexibilidade e conexões significativas com as pessoas e organizações onde trabalham.
O relatório aponta que 70% dos executivos americanos acreditam que essa nova geração vai trazer mais autonomia e colaboração para as empresas. Segundo o Facebook, as empresas devem observar o sucesso de algumas marcas nesse quesito. Assim, elas podem entender como elas se conectam com seus colaboradores, por exemplo, usando vídeos para se comunicar e trocar informações, CEOs que se conectam com seus funcionários usando a tecnologia etc.
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Além da idade
As mudanças de perspectivas para pessoas idosas vão estar alinhadas às visões orientais sobre envelhecimento. Assim, a fase da “aposentadoria” não será mais vista como um período de inatividade, mas sim de fazer ainda melhor. A tendência é de que, além de viverem mais, as pessoas também terão uma vida mais saudável e conectada.
A pesquisa aponta que 70% das pessoas disseram que a idade para se considerar alguém “velho” está aumentando. Além disso, 62% afirmaram ainda que a tecnologia tornou mais fácil encontrar cursos ou aprender algo novo. Nesse sentido, as ações de marketing também seguem uma onda de se comunicar com esse público e seus novos hábitos de consumo.
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Comprando longe e perto
Um dos grandes desafios do e-commerce nos próximos anos será atrair e empurrar os consumidores entre o local e o global. Por um lado, as pessoas vão valorizar cada vez mais os comércios e a cultura local. Ao mesmo tempo cresce o pensamento global, como os dados revelam: 35% das empresas no Facebook têm conexões com consumidores de outros países. Além disso, cerca de 360 milhões já realizaram alguma compra internacional.
Assim como o fluxo de pessoas, ideias e tecnologias, os produtos vão continuar a cruzar fronteiras e conectar pessoas. Só no Facebook, mais de um 1 bilhão de pessoas estão conectadas a marcas de outros países. Além disso, 2 em 3 consumidores online já compraram de empresas estrangeiras.
Conte com a Narro para se preparar para o futuro!
Segundo o Facebook, as tendências para marketing apontadas permitem que as empresas já se preparem e comecem a traçar novas estratégias. Dessa forma, quando essas novas ondas chegarem, é preciso estar preparado e seguir um planejamento previamente estabelecido. Para isso, é importante ter ao seu lado uma empresa experiente no mercado de marketing digital. Assim, ela poderá auxiliá-lo com a criação e a execução do seu planejamento estratégico. Conheça a Narro!
Veja aqui o relatório completo.[:]