Como se destacar em um mercado (online) tão competitivo?
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Todos já estão cansados de ouvir sobre o imenso crescimento do mercado digital e das mídias sociais. Milhares de empresas estão presentes nas plataformas online e cada vez mais vemos a entrada de novas empresas no mundo digital. Mas uma dúvida que muitos têm é: como ter relevância em um mercado online tão competitivo?
Bom, uma das respostas para isso é: ofereça algo que os seus concorrentes não oferecem. E aqui não estamos falando de diferencial de produto, de serviço ou de atendimento – nós falamos de conteúdo e de informação.
Hoje em dia as pessoas carecem de informação, e todos sabemos que o método de busca mais utilizado é a internet. Mas, com o grande volume de informação online, as pessoas não sabem em que site confiar (e, a princípio, nem o Google sabe!). Então, uma das melhores formas de dar destaque à sua empresa é conquistar a confiança dos públicos naquilo que você está dizendo, pois assim o leitor perceberá que você está falando com propriedade e que você entende do assunto. Também é importante proporcionar conhecimentos que vão além do produto ou serviço que você oferece e que mostrem a sua preocupação em ajudar o seu consumidor, e não apenas vender.
Quando falamos de mecanismos de busca, não é diferente: o Google, por exemplo, tem o objetivo de dar os resultados mais certeiros o possível para o que pesquisamos, e para isso é feita uma vasta análise de sites e de conteúdos, a fim de dar destaque às melhores – e mais confiáveis – páginas. Por isso, você deve se atentar à utilidade e à veracidade do que publica. Autenticidade e relevância também são fatores muito favoráveis para a sua reputação: se você trouxer um assunto novo ou pouco comentado, com certeza a sua empresa será bem vista por todos os públicos; e se esse tema for importante e relevante para o seu leitor, é mais um ponto positivo para você.
Quanto mais presença você tem nas plataformas online (Website, Blog, Mídias Sociais, E-mail marketing etc), melhor é a sua reputação no meio digital e mais reconhecido e recomendado você será – tanto pelos consumidores como pelos buscadores.
E por onde começar para trabalhar com marketing digital?
Bom, primeiro você precisa ter uma equipe que possua um bom conhecimento sobre gestão de mídias sociais e Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing), e depois iniciar as comunicações que possam apresentar bons resultados para o seu negócio. No Inbound Marketing, são muito comuns as seguintes ferramentas:
- Blog
- Newsletter
- Mídias Sociais
- E-books
- Infográficos
- Guest Posting e questionários
- Webinar, podcasts, hangouts
- SEO
Mas não se esqueça: não adianta encher suas plataformas de informação sem relevância. Para se dar bem no mercado digital, é preciso entender o funcionamento das plataformas, saber administrar o conteúdo e ter o conhecimento necessário para gerir as suas páginas.
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