Como e por que investir em marketing digital?
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Os últimos anos representaram grandes transformações em diversos setores da economia. Mudou-se a forma de se comunicar, de vender, de consumir. Soma-se a isso a democratização das tecnologias e pode-se concluir que o marketing se remodelou. Hoje, não importa o tamanho ou nicho de atuação das empresas, todas elas precisam investir em marketing digital e ter presença online.
Para entender um pouco mais do mercado atual, basta observar os números. Segundo a pesquisa IAB Digital Adspend, o investimento em digital chegará a quase 1/3 do total investido em publicidade no Brasil em 2017. Os benefícios de investir em Marketing Digital são inúmeros. A Narro listou os principais, veja só:
Quais os benefícios de investir em marketing digital?
- Marcar sua presença
Como os números demonstram, os consumidores estão cada vez mais no mundo digital. Por isso, é preciso estar no lugar certo e garantir que a sua empresa esteja visível nesse ambiente. A internet é hoje um dos maiores canais de relacionamento e divulgação efetiva. Pesquisas já mostraram que boa parte do tempo gasto pelos consumidores na internet é buscando produtos e serviços. Portanto, se o cliente está procurando por você, é preciso marcar presença!
- Dispare em direção ao alvo certo
O marketing digital pode ser um dos caminhos mais curtos para obter maior contato e interatividade com o cliente. Isso porque as ferramentas tecnológicas permitem separar os consumidores com maior potencial de compra. Isso elimina o tempo e o gasto em publicidade com pessoas que ainda estão distantes da decisão de compra. É importante entender que o trabalho digital não exclui o offline. No entanto, é preciso valorizar a sua importância, abrangência e eficiência.
- Maior custo x benefício
As ações de marketing tradicional produzem bons resultados, mas têm custo alto. Nesse sentido, o marketing digital tem uma grande vantagem, já que possibilita a criação de ações mais certeiras a partir da personalização de públicos e da otimização de campanhas. Além disso, com ações digitais, podemos analisar os resultados e o ROI (retorno sobre investimento), o que nos traz a margem exata de lucro com cada campanha e mídia.
E por falar nisso…
- Tudo pode ser medido
Uma grande vantagem das ações digitais é que todos os aspectos da estratégia podem ser mensurados. As ferramentas tecnológicas permitem identificar quais ações geram mais resultados, qual o perfil do consumidor, qual caminho ele segue para chegar até seu produto e quais são suas preferências. Além disso, é muito mais simples apontar erros e corrigi-los. As métricas são grandes aliadas para justificar e apresentar recompensas trazidas pelo marketing digital.
E como investir?
Definir estratégias e aplicar ações faz parte de um processo completo de planejamento estratégico. Antes de começar a investir em marketing digital, no entanto, é importante seguir alguns caminhos que ajudam a tornar suas campanhas mais efetivas:
- Conheça quem é o seu público, mas não só o seu perfil e suas características. Entenda seus interesses, suas necessidades e suas preferências de consumo.
- Defina seu principal objetivo, assim você não perderá tempo tentando alcançar algo que realmente não é do seu interesse. Pense em objetivos alcançáveis, reais e específicos, que realmente vão trazer um retorno para você.
- Escolha qual mídia usar, tendo em mente que nem todas elas são relevantes para todos os negócios. Veja onde o seu cliente está e em que lugar ele gostaria de encontrar as informações que você vai fornecer.
- Crie uma estratégia de ação para garantir que seu plano siga o funil de vendas do marketing e os leads sejam convertidos. Não deixe para agir no momento, já que no mundo digital tudo pode mudar em questão de segundos. Se planeje!
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