Agências 5 de abril de 2017

Brainstorming: 5 dicas matadoras para ter ideias inovadoras

Técnica do Brainstorming é bastante usada no marketing para desenvolver estratégias criativas

O método do brainstorming é usado normalmente para gerar ideias, conceitos e alternativas para um determinado projeto. Essa técnica, além de ajudar a encontrar soluções para problemas, auxilia a definir planejamentos e criar oportunidades. Ideias inovadoras surgem muitas vezes desse processo, que envolve várias pessoas da equipe e também cria uma aproximação entre elas.
A técnica do brainstorming é utilizada para diversas áreas, mas principalmente para o marketing, que exige estratégias criativas e inovadoras. A razão pela qual várias pessoas se reúnem não é só ter ideias novas, mas ter ideias melhores e complementá-las com pensamentos distintos. Para melhor aproveitar o tempo gasto nesse processo, a Narro separou 5 dicas que podem te ajudar:

  1. Quantidade vale mais do que qualidade

No primeiro momento do brainstorming, a quantidade de ideias vale muito mais do que a qualidade. Quando não há limites, censuras, pressão e cobrança, a criatividade é despertada de tal forma que ideias antes impensáveis vêm à tona. Deixe que as ideias e as pessoas sigam em um fluxo contínuo, sem interrupções ou interferências. Só após esse momento inicial é que chega a etapa de separar ideias boas, viáveis, criativas e diferentes.

  1. Dê independência

A censura é algo que deve ser deixada de lado durante um brainstorming. Não julgar as ideias no momento em que elas vão surgindo é essencial para que seja criada uma liberdade e conforto para compartilhar as mais inusitadas ideias. As pessoas precisam se sentir encorajadas a trazerem todos os tipos de ideias, sejam elas boas ou ruins. Além disso, é importante separar um tempo individual para que cada um tenha suas ideias preliminares. Esse período pode acontecer na reunião ou até mesmo antes, desde que as pessoas sejam avisadas e instruídas sobre o tema.

  1. Tenha um líder

Na sessão de brainstorming, é muito importante que exista um líder que coordene todo processo. Ele será o responsável por organizar a reunião, informar o briefing, determinar tempos e, mais importante, impedir que haja alguma reprovação sobre alguma ideia exposta. Além disso, essa liderança é essencial para garantir que todos participem e compartilhem suas ideias. Existe uma tendência de que as mesmas pessoas ocupem a maior parte do tempo de exposição. Por isso, é função do líder impedir que isso aconteça.

  1. Diversifique

Para qualquer processo de brainstorming, é essencial que estejam participando pessoas com diferentes perfis. Nesse momento, elas serão capazes de expressar seus diferentes pontos de vista e misturá-los, confrontá-los e expandi-los. Além disso, o contato com opiniões diferentes tende a despertar uma criatividade maior em cada um. Acrescente a isso ainda o fato de que ideias totalmente diferentes podem não funcionar sozinhas, mas quando relacionadas, criarem uma solução ousada e inovadora.

  1. Documente

Outra dica para um bom brainstorming é documentar todas as ideias que surgirem. Principalmente na primeira etapa, quando há uma “tempestade” de sugestões, é provável que muitas pessoas não se lembrem de todas as ideias que foram compartilhadas. Por isso, além do líder, é indispensável que todos tenham um papel e caneta à mão ou outro dispositivo. Assim, nenhuma ideia fica para traz.

+ Bônus Extra: Técnicas

Existem diversas técnicas para a prática do brainstorming, desde as mais comuns até as mais diferentes. Você pode optar por um brainwriting, em que todos escrevem suas ideias em papeis e depois trocam; ou então um método com tempo contado para cada um escrever o máximo de ideias possíveis; diagramas também são uma ótima opção para organizar as ideias e torná-las mais visuais; ou opte por uma forma mais prática e simplesmente mude de ambiente para praticar o brainstorming!
Independente da técnica usada, o importante é trocar ideias, experiências e pontos de vistas, permitindo que o projeto surja de uma forma diferente e fora de padrões já comuns na empresa.

Agência Narro – especialista em encontrar soluções criativas para seus clientes

Aqui na Narro o brainstorming é bastante utilizado por nós, principalmente quando precisamos organizar ideias e informações para encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Além disso, se você também faz brainstorming na sua empresa e precisa de alguém para executar suas ideias, nós somos a solução perfeita! Conheça um pouco mais sobre a Narro e o trabalho que realizamos.[:]