Em números: a evolução do marketing digital para o mercado healthcare
3 minutos
Com exigências e características próprias, o mercado healthcare é um dos que mais cresce no Brasil atualmente. E para acompanhar toda essa expansão, é essencial que o marketing digital voltado para esse setor esteja atento a suas peculiaridades, para dar vida a campanhas diferenciadas e que se adequem a diversos públicos e plataformas. Neste texto, vamos explicar a importância do marketing digital para o mercado healthcare, trazendo alguns dados que comprovam a sua evolução nos últimos anos. Confira!
O mercado healthcare
A busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida tem se intensificado cada vez mais. E esse fenômeno reflete diretamente na evolução e no crescimento do mercado healthcare em todo o mundo.
Mas, como já dissemos, fazer marketing digital para o mercado healthcare não é uma tarefa tão simples. Isso porque, em primeiro lugar, é necessário entender que uma campanha publicitária para este segmento não envolve um simples produto, mas sim uma solução que está ligada à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Além disso, é essencial identificar o público-alvo e definir as estratégias de abordagem para cada um. Afinal, nem sempre o público final será o paciente. Lembre-se de que esse setor ainda conta com enfermeiros, médicos, propagandistas, farmacêuticos, distribuidores etc.
Por fim, o marketing digital para o mercado healthcare ainda deve levar em conta as rígidas legislações impostas pelas agências de saúde e órgãos reguladores. Cada tipo de medicamento possui suas próprias regras e itens obrigatórios. Assim, a agência responsável pela criação das campanhas deve estar ciente de todos esses detalhes.
A importância da internet
Hoje a internet é uma das primeiras fontes de busca por informações sobre praticamente qualquer assunto. E o tema saúde, qualidade de vida e bem-estar não foge a essa regra.
Segundo dados da MDG Advertising, atualmente 79% das pessoas acreditam que o mundo digital tornou mais fácil controlar sua saúde. Além disso, 88% dos que procuram informações sobre saúde começam a sua busca por sites de pesquisa.
Outros dados que comprovam a importância da internet no segmento healthcare são aqueles referentes às pesquisas sobre doenças e medicamentos. De acordo com pesquisa realizada pela Fluency Media, 66% das pessoas procuram informações sobre a própria doença na internet e 56% buscam informações online sobre certos remédios e tratamentos.
Marketing digital para o mercado healthcare
Tendo em vista esses dados, é natural que as empresas do mercado healthcare voltem toda sua atenção para o mundo digital. E parece que isso tem dado resultado! Segundo o estudo Inside Look at Boone Healthcare Consumers, 39% das pessoas visitam o site de algum tratamento ou remédio quando veem o seu anúncio.
Além dos pacientes, o meio digital também vem adquirindo uma importância muito grande para os médicos e profissionais da área. Pesquisas realizadas pela CDW Healthcare indicam que 66% dos médicos usam tablets para propósitos profissionais. Além disso, 91% dizem que o acesso a informações essenciais através da internet é muito fácil.
Assim, fica mais fácil entender que o marketing digital para o mercado healthcare é uma ótima oportunidade para que as empresas apresentem e divulguem os seus medicamentos. Mas para que isso aconteça de forma eficaz, são necessárias boas estratégias, que levem em conta as novas formas de comunicação.
Marketing digital para o mercado healthcare: fortaleça o relacionamento da sua marca com os diferentes públicos. Conte com a Narro!
Você sabia que nós da Narro somos especialistas em marketing digital para o mercado healthcare? Através de conteúdos estratégicos, ações coordenadas de SEO e planejamento de mídias sociais, damos destaque ao seu negócio no digital. Agende uma conversa![:]