Marketing de relacionamento: como aplicar no segmento de saúde?
4 minutos
O marketing de relacionamento é uma das estratégias mais importantes para a área da saúde. Isso porque deve ser uma prioridade valorizar seus clientes.
Por isso, encontrar alternativas empáticas e humanizadas de comunicação é essencial para encantar e fidelizar o seu público.
Continue lendo para saber como incluir esse método no seu planejamento.
Quais são as vantagens do marketing de relacionamento para o setor de saúde?
Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante apostar em ações que gerem uma boa lembrança de marca. É por essa razão que o setor de saúde precisa apostar neste ramo do marketing.
Nele, o cliente é visto como protagonista. Assim, todas as ações são pensadas para criar uma relação mais positiva, amigável e empática com o seu público.
A lealdade de seu cliente está ligada à experiência que você proporciona, certo?
Então, quando ele é impactado de forma positiva pelos seus produtos ou serviços, é provável que continue comprando a sua marca. Além disso, poderá indicá-la para outras pessoas também.
Dessa forma, você conquista e fideliza o seu público, cria autoridade e um senso de comunidade entre a sua audiência.
Conheça as nossas dicas de como trabalhar melhor o relacionamento em suas ações.
Seja proativo
Um dos pilares do marketing de relacionamento é, como o próprio nome diz, criar e manter uma boa relação com o cliente. Para isso, preveja os possíveis conflitos e problemas. Assim, você fica um passo à frente e se prepara para resolver o quanto antes, caso surjam.
Também fique perto do seu público para criar essa conexão e elevar os resultados. Por isso, tenha uma equipe de suporte sempre pronta para responder.
Aposte em ações de conscientização
Diante de tanta desinformação e fake news, levar materiais corretos aos seus clientes pode ser ótimo para gerar uma lembrança de marca positiva.
Inclusive, criar conteúdos de interesse do seu público é uma das principais formas de impactar e atrair a sua atenção. Então, uma dica é desenvolver editorias e abordar os diferentes assuntos que possam cativá-los.
Execute ações personalizadas
Hoje a humanização é fundamental para gerar uma boa experiência. Dessa forma, uma das ações mais importantes de marketing de relacionamento é personalizar o atendimento.
Essas ações também são ótimas para demonstrar preocupação e zelo com os clientes.
Que tal aproveitar as datas comemorativas para presentear o seu público? Por exemplo, criar campanhas promocionais ou enviar mensagens exclusivas em aniversários ou datas especiais.
Isso faz com que o cliente se sinta parte da empresa, o que com certeza impactará nos seus números.
Use os diferentes canais digitais
Hoje, a maioria das buscas por informações na internet está relacionada à saúde. Por isso, invista em canais digitais, especialmente nas redes sociais.
Isso porque elas garantem proximidade e criam autoridade no ambiente virtual. Com elas, você pode criar uma diálogo mais direto e responder as dúvidas e sugestões de forma ágil e eficaz.
Lembre-se de que é preciso estar conectado para dar atenção a qualquer solicitação.
Interagir nas redes sociais e responder os comentários também é importante para gerar bons resultados.
Mais uma vez, tenha uma equipe ponta para o suporte desses canais. Assim, você atrai os consumidores através de conteúdos de qualidade, ajudando-os a encontrarem as respostas que desejam.
Além disso, ao investir em conteúdos qualificados você se torna referência e autoridade na sua área. Então, aposte em técnicas de e-mail marketing para se comunicar com o seu público de forma mais personalizada.
Dessa forma, você mantém o contato com a sua base, pode oferecer produtos e descontos e fazer comunicados.
Invista em ações no PDV
Embora o meio digital seja fundamental para o marketing de relacionamento, também use as estratégias de PDV. Para isso, desenvolva materiais que tenham relação com a marca ou com o produto oferecido.
Uma boa exposição nos pontos de venda também é um excelente meio de o consumidor se identificar e comprar o seu produto.
Inclusive, invista no relacionamento com os médicos e os profissionais de saúde. Isso porque eles terão contato direto com o seu público e poderão indicar a sua marca. Mas, para isso, precisam conhecer os seus produtos ou os serviços e estar alinhados com o discurso da sua empresa.
E não se esqueça: qualquer publicidade sobre medicamentos deve seguir as normas da Anvisa.
Conte com a Narro para criar a melhor estratégia de marketing para a sua marca
Como visto, o marketing de relacionamento pode trazer bons resultados para a sua marca. Mas, para isso, é preciso desenvolver uma campanha assertiva e criativa. É por essa razão que você precisa contar com a Agência Narro.
Com quase 20 anos de experiência no mercado healthcare, nós podemos te ajudar a definir a melhor estratégia de marketing e, assim, fidelizar o seu público e melhorar os seus resultados.
Então, venha conversar com a nossa equipe e saber como podemos ajudar o seu negócio. Agende uma conversa com o nosso time!