A mágica do storytelling para o mercado healthcare

Ferramenta pode ser usada no marketing digital para estreitar relação com consumidor

O storytelling tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada no marketing digital. Esse destaque frente a outras táticas se dá principalmente pelo volume de informações que o mundo digital possui. Por isso, quanto mais conteúdo as pessoas recebem, mais elas priorizam aquilo que é diferente e personalizado. É assim que o storytelling para o mercado healthcare ganha força, principalmente porque nesse segmento já existem inúmeras histórias reais de superação.

Basicamente, o storytelling consiste em contar uma história que emocione o público e que se relacione com a marca de forma sutil. Essa ferramenta acaba sendo muito menos evasiva, mais relevante e que gera mais engajamento. O consumidor final e a marca criam assim uma relação mais estreita, que acaba sendo vantajosa para os dois.

Mas como funciona o storytelling para o mercado healthcare?

O storytelling trabalha com a emoção e a forma como ela afeta o cérebro humano. Um exemplo disso é o processo chamado de acoplamento neuronal. Quando uma pessoa ouve uma história, partes do cérebro são ativadas, o que permite que ela se identifique com a história e transforme em ideias próprias.

Quando o cérebro passa por um experimento emocional, ele libera dopamina no sistema. Essa substância está ligada à sensação de recompensa e faz com que seja mais fácil lembrar dessa experiência.

Além disso, o storytelling para o mercado healthcare permite ainda criar conexões entre histórias de pessoas com as mesmas dificuldades e superações. Uma vez que elas se identificam, é mais provável que elas comentem, se engajem, compartilhem com o outros e voltem para ler mais histórias parecidas.

Como fazer um bom storytelling?

Uma boa história contada através do storytelling precisa de alguns elementos cruciais. Entre eles podemos incluir: linguagem adequada, enredo interessante e inteligente, personagens reais e elementos visuais. Para que a história seja efetiva, é preciso que ela desperte no público as mesmas preocupações, dores, anseios e sonhos. Os diálogos precisam ser reais e é necessário que exista um protagonista com um conflito a ser resolvido.

Outra dica importante é que a história tenha uma relação com a marca e uma razão para existir. Pode ser uma moral ao fim da narrativa ou a transmissão de uma mensagem. O essencial é ter a ver com a empresa e com a estratégia! A história precisa ser humana, envolvente e, com paixão, aproximar a marca do público.

storytelling para o mercado healthcare

Por que no mercado healthcare?

O healthcare é um mercado com amplas possibilidades para usar o storytelling. Nesse segmento há inúmeras histórias de superação e de lutas reais. Ou seja, não é necessário criar personagens fictícios, uma vez que eles já existem. Uma história real é ainda mais tocante e inspiradora do que uma criada.

Outro fator relevante é o fato de que o storytelling para o mercado healthcare já é praticado há muito tempo, mas de outra forma. Seja para relatar o sucesso de uma cirurgia, a eficácia de um remédio ou uma experiência com um tratamento especial, sempre usa-se o exemplo de outro paciente. É importante para qualquer pessoa saber como foram as experiências de outras pessoas, já que isso passa segurança e identificação. Então por que não usar isso no marketing digital?


O storytelling possui várias formas e tipos, como as histórias de superação e heroísmo, a jornada para um lugar desconhecido, as tragédias e comédias, entre outros. Independente da linha a seguir, é importante usar essa ferramenta de forma inteligente e estratégica. Lembre-se de que fatos não são histórias e histórias precisam de um propósito!

Agência Narro – especialista em estratégias digitais para o mercado healthcare!

A Narro, agência especialista em comunicação para o mercado farmacêutico, desenvolve estratégias específicas para esse segmento no ambiente digital. Além do storytelling, utilizamos outras ferramentas para destacar as empresas nas ferramentas de pesquisa e mídias sociais. Conheça nossos cases de sucesso!

Compartilhe!