Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Investir em Inbound Marketing ou em Outbound Marketing?

Se a resposta fosse simples, não haveria tanto debate em torno destas metodologias. Mesmo sendo diferentes, elas podem ser complementares, por isso, para responder a essa pergunta é essencial compreender qual a diferença do Inbound Marketing e Outbound Marketing. Vamos lá?

O que é Outbound Marketing

O marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing, é uma estratégia de marketing mais agressiva. Nela, a empresa vai em busca dos consumidores oferecendo para eles seus produtos e serviços.

O comercial da TV, o panfleto dentro do jornal, a propaganda no rádio: você não pediu por esses anúncios, mas eles aparecem tentando ganhar a sua atenção. Sendo assim, o Outbound Marketing busca ativamente os clientes, sem que eles tenham, necessariamente, interesse pela empresa. O objetivo aqui é sempre a venda.

Esta estratégia de marketing utiliza os meios tradicionais de publicidade para fazer propaganda, como rádio, TV, jornal, revista, mala direta, patrocínio em eventos, telemarketing, cartazes e outdoors.

O Outbound Marketing também está presente no meio digital. São as propagandas que aparecem antes do vídeo, os banners e pop-ups nos sites.

Como usar o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing pode ser usado por empresas dos mais diversos segmentos, sem restrição.

As estratégias de Outbound Marketing podem beneficiar, por exemplo, empresas novas que estão tentando ganhar espaço no mercado e atrair novos clientes. Ações como entrega de panfletos nas proximidades do estabelecimento, propagandas na TV e anúncios patrocinados no meio digital direcionados para um público especifico podem ser muito úteis neste momento.

Entendendo o Inbound Marketing

Em 2009 começou a se popularizar um novo conceito de marketing que utiliza o meio digital: o Inbound Marketing, ou o marketing de atração, que tem como objetivo atrair os potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes.

O acesso facilitado à informação no meio digital tornou o consumidor mais exigente e influenciou o processo de compra. O público está mais seletivo aos conteúdos e, principalmente, não quer ser interrompido. Daí vem o sucesso das estratégias de Inbound Martketing!

O Inbound Marketing visa despertar o interesse dos públicos oferecendo conteúdos personalizados e de qualidade, que ensinem algo novo ou que ajudem a resolver problemas. Nesse contexto, sua empresa aparece como uma facilitadora, oferecendo informações confiáveis e de qualidade.

Por meio de conteúdos de qualidade, a empresa desperta o interesse do público-alvo e aumenta o tráfego para o site. Para você conhecer melhor esses visitantes é necessário utilizar recursos como Landing Pages e estruturar ferramentas com o Funil de Vendas, por exemplo.

Nas Landing Pages, o visitante preenche um formulário com seu contato e se torna então um Lead. A empresa passa a nutrir estes Leads, ou seja, manter um relacionamento com eles por meio de e-mails e ferramentas de marketing, com conteúdos relevantes que aumentem a sua intenção de compra.

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a mensuração dos resultados e a facilidade em acompanhar as conversões e o retorno de investimentos.

Como usar o Inbound Marketing?

Assim como o Outbound Marketing, o Inbound Marketing pode ser usado por empresas de vários segmentos. Como no exemplo anterior, uma empresa nova também pode atrair clientes usando estratégias de Inbound Marketing através da otimização do site, criando um blog e perfil nas mídias sociais com conteúdos de interesse do público alvo. Além disso, é necessário pensar nas campanhas de e-mail marketing para nutrir esses leads.

 Como usar Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Cada metodologia possui suas vantagens, e por isso muitas empresas têm optado por adotar ambas. O que você deve ter em mente na hora de dosar cada uma delas é o perfil do público-alvo e como funciona o processo de compra. O perfil da empresa e a sua necessidade também devem ser levados em conta.

Estratégias de Inbound Marketing, como SEO e funil de vendas, trazem resultados a longo prazo, enquanto o Outbound Marketing traz resultados mais rápidos. Porém, o tempo não é o único fator determinante neste processo. Por isso, uma boa análise de todos os pontos importantes para as suas estratégias de comunicação pode indicar o rumo a seguir.

Para a Narro, não existem barreiras entre o Inbound e o Outbound Marketing. Tudo está conectado! Cada estratégia exige um planejamento adequado. Quer ter sucesso com a sua empresa? Vem pra Narro!

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