Por que apostar no funil de vendas do Marketing Digital?

Funil de vendas do marketing digital

A internet é a sua imagem e a sua comunicação com o público consumidor – ou seja, é o seu vendedor 24/7! Enquanto os gerentes e vendedores estão em seus momentos de descanso, a sua página da web continua gerando fluxo de visitas, conversões e compras, fidelizando clientes e trazendo resultados cada vez mais lucrativos para a empresa.

Mas aí é que vem a dúvida: como fazer um lead interagir com a minha empresa se não estou lá para atendê-lo de forma especializada?

A resposta é simples: esteja lá! Você só precisa deixar os caminhos esquematizados para direcionar o seu lead a buscar cada vez mais sobre a sua empresa e sobre os seus produtos ou serviços. E, para isto, basta seguir o famoso funil de vendas do marketing digital!

Quais são as etapas do funil de vendas do Marketing Digital?

1. Planejamento Digital: a base do sucesso e a primeira peça-chave para o sucesso do seu funil. É aqui que você fará suas pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor.

TOPO DO FUNIL
2. Atração de Visitantes: esse é o momento “estrelinha” do seu site! Atraia visitantes, se mostre o seu público e, acima de tudo, ofereça conteúdos relevantes, trabalhando sempre com SEO para aumentar o fluxo de visitas ao seu site. As pessoas precisam descobrir as suas páginas, a sua empresa e o que você tem a oferecer. Nessa fase, você pode utilizar canais como blog, newsletter, vídeos e eBooks. O conteúdo de site e blog vai atrair os visitantes, e os outros meios digitais, como news e eBook, serão responsáveis por preparar o seu leitor para o próximo passo: a conversão.

MEIO DO FUNIL
3. Conversão: Através de ferramentas de comunicação como blog, eBooks, webnars e cases de mercado, você poderá incentivar seus visitantes a fazerem conversões e se tornarem leads cada vez mais qualificados. Afinal, esses materiais são um indício de que você está se preocupando com o aprendizado do seu cliente e, quanto mais presente for a sua marca, mais ela será lembrada pelos consumidores.

 FUNDO DO FUNIL
4. Engajamento: O engajamento é a “conversa” do público com a empresa. Uma vez que você tem um lead, você deve incentivá-lo a se engajar – baixando, comentando, compartilhando e, enfim, agindo. É nesse momento que ele deixa de apenas “receber” e começa a “retribuir” a empresa pela sua contribuição.

5. Acompanhamento: A segunda peça-chave para a eficácia do seu funil. Entenda mais sobre a importância do acompanhamento no tópico sobre PA aqui nessa mesma matéria.

Por que investir em Marketing de Conteúdo e SEO?

Na loja física, você tem uma equipe de vendas completa para captar a atenção do visitante e torná-lo em um cliente potencial. Então, por que na internet isso seria diferente?

Se no PDV há uma equipe preparada para dar informações que visam fidelizar seus clientes, no Digital também será necessário prestar esse serviço; porém, de forma um pouco diferente. Afinal, aqui nós seguimos uma hierarquia onde o “poder máximo” é dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Na internet, as pessoas recorrem aos buscadores quando querem saber de algo. E lá, a maior disputa é pelo topo! Com tantos sites diferentes que abordam os mesmos assuntos/produtos, a única opção que resta é destacar os mais relevantes na primeira página. E para atrair visitantes (segunda etapa do seu funil), você precisa estar aparente – esse é o papel do SEO e do Marketing de Conteúdo.

Bom, continuando:

PA do Funil de vendas do Marketing Digital

Chamamos de PA a sigla para Planejamento e Acompanhamento, que são as etapas primordiais e as peças-chave para o bom funcionamento do Funil de Vendas no Digital. Consideramos estes os principais (e talvez os mais complexos) passos para o sucesso das suas vendas online.

O planejamento envolve extensas pesquisas e estudos de Mercado e de comportamento do consumidor na internet, conhecimento de marketing digital e diversos outros fatores que vão afetar completamente no seu resultado final.

E por falar em resultado final, de que adianta fazer uma ação sem o devido acompanhamento de resultados? Sim, métricas e mensurações são fundamentais e devem ser feitas frequentemente, para que possamos ajustar cada comunicação para otimizar os resultados e gerar mais conversões.

O papel da agência no Marketing Digital

Para obter um desempenho progressivo, é necessário seguir cuidadosamente cada etapa do funil de vendas. Como dissemos no começo da matéria: os canais de comunicação são o seu contato com o consumidor no Digital – por isso, sem um PA especializado e um conteúdo bem feito, não é possível obter resultados de sucesso.

A Narro é especializada em Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, SEO e tudo que envolve o Inbound Marketing completo. Conte com a gente para alcançar resultados de sucesso! #VemPraNarro

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