4 dicas de ouro para marketing em datas comemorativas

Marketing em Datas Comemorativas: ocasiões especiais podem ajudar a fortalecer a marca!

Algumas das melhores oportunidades para as marcas é o marketing em datas comemorativas. Além de ajudarem a alavancar as vendas, essas ocasiões possibilitam que as empresas fortaleçam sua presença com o público e fixem sua imagem. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, existem cinco datas mais importantes para o mercado brasileiro: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Outras ocasiões, no entanto, podem ser importantes para nichos específicos e devem ser exploradas!

A Narro separou algumas dicas de como se preparar para realizar esse marketing sazonal e aproveitar as datas especiais. Veja só:

  1. Planeje com antecedência 

Ações de alto impacto exigem planejamento com meses de antecedência. Além do marketing, o cliente também precisa se preparar, caso a estratégia envolva ações que alterem suas vendas. Criar produtos, embalagens e aparência personalizados é um procedimento que não pode ser feito de um dia para o outro. Outro fator importante é avisar ao público sobre suas ações especiais: o cliente precisa saber com antecedência que algo diferente está programado para aquela data comemorativa. Isso gera expectativas e prepara o público para se engajar na ação.

  1. Conheça seu público

 Antes de planejar ações de marketing em datas comemorativas, é importante conhecer bem o seu público. Estratégias especiais para esse momento só fazem sentido se combinam com o perfil da maioria dos seus clientes, seus gostos e comportamento. Além disso, em datas muito concorridas, todas as marcas elaboram algum tipo de material especial, por isso a disputa por atenção é grande. Vale a pena investir em datas mais específicas e ao mesmo tempo oportunas para o tipo de perfil do seu público. Usar datas que não geram apelo ao seu cliente pode ser um desperdício de tempo e recursos.

  1. Crie relacionamento 

Em datas especiais, nem sempre é preciso vender o seu produto. Muitas vezes, é possível apenas estreitar o relacionamento com seus leads, mantendo um contato frequente e lembrando-o da sua marca. O e-mail marketing nesse caso é uma excelente estratégia, já que você pode segmentar o disparo para clientes com um engajamento melhor, de prospects que você já conhece os hábitos de consumo. Invista em material personalizado e exclusivo!

  1. Encontre subnichos 

Se você quer uma estratégia de destaque para marketing em datas comemorativas, saia do comum! Empresas com foco em algum nicho de mercado podem usar as datas comemorativas como uma forma de criar e divulgar produtos em novos “subnichos”. Em épocas especiais do ano, é comum o consumidor adotar comportamentos típicos. No verão, por exemplo, aumentam as vendas de protetor solar. O período, no entanto, é uma boa época para vender viagens, produtos naturais e roupas também. Pense em todas as oportunidades em que seu produto possa encaixar e faça o consumidor entender que ele precisa consumi-lo.


Agência Narro: especialista em mercados segmentados

A Narro é uma agência especializada nos segmentos Healthcare, Personal Care, Agronegócio, Alimentos, entre outros. Para cada cliente, realizamos um planejamento diferenciado e que engloba ações para datas comemorativas específicas, dependendo do público-alvo.

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