Desmistificando a propaganda de medicamentos tarjados

A publicidade farmacêutica vive hoje um ótimo momento. Com a evolução cada vez mais significativa do mercado healthcare, desenvolver boas estratégias de marketing é essencial para se destacar diante da forte concorrência. Mas você sabia que a publicidade não funciona da mesma forma para todos os tipos de medicamentos neste mercado? A propaganda de medicamentos tarjados, por exemplo, deve seguir padrões e regras diferentes daquelas estabelecidas aos não tarjados.

E estar ciente dessas diferenças é muito importante para não contradizer as normas de regulamentação e, principalmente, pensar nas estratégias certas para cada caso. Olha só:

Anvisa: quais as principais regras e normas?

Como já dissemos anteriormente, o mercado healthcare possui regras de publicidade bastante específicas. E quem define isso não são os próprios laboratórios ou as agências de propaganda. Isso acontece porque os medicamentos não são bens de consumo comuns, mas sim, bens de saúde.

Por isso, a Anvisa, o principal órgão regulador do setor, estabelece as seguintes normas:

Propaganda de medicamentos tarjados

A Anvisa estabelece que os medicamentos que exigem prescrição médica tenham uma publicidade dirigida. Ou seja, esses produtos não podem ser anunciados para o público em geral, apenas para profissionais da área da saúde que podem receitar (dentistas e médicos) ou dispensar (farmacêuticos) medicamentos..

Propaganda de medicamentos isentos de prescrição

Já a publicidade dos medicamentos não tarjados (também chamados de MIPs ou OTCs), por sua vez, é liberada para o público geral. No entanto, eles também estão sujeitos a algumas regras específicas. A propaganda desses medicamentos não pode exibir imagens ou vozes de celebridades sugerindo ou recomendando o uso do produto, por exemplo. Também é proibida a utilização de expressões no imperativo, como “use”, “tome” ou “experimente”, dentre outras normas.

Estratégias para a propaganda de medicamentos tarjados

Como a propaganda para medicamentos tarjados é exclusiva a profissionais da área da saúde, é essencial que a comunicação com esse público seja pensada de forma estratégica, para que os objetivos sejam alcançados com eficiência.

Confira algumas soluções para este tipo de publicidade:

Relacionamento médico

O relacionamento médico é a principal conexão entre o laboratório e seus consumidores. Assim, trabalhando pontos de contato que se conectem a diversos profissionais da área da saúde, é possível criar, manter e aperfeiçoar esse relacionamento.

Conceito e identidade

Medicamentos de efeito podem ser destacados através de uma comunicação de efeito! Por isso, é preciso desenvolver o conceito e a identidade visual do medicamento de forma estratégica, destacando os benefícios e diferenciais daquele produto. Com uma comunicação de impacto e criativa, é possível se destacar entre a forte concorrência.

Eventos

Fóruns e congressos também são uma boa forma de fazer propaganda para medicamentos tarjados. Para isso, o planejamento deve envolver a estruturação de ações como: tema do evento, estrutura de apresentação, lançamento de linhas e produtos, engajamento da equipe de vendas e fortalecimento do campo.

Agora você entendeu a importância de uma agência especializada, que saiba comunicar de forma eficiente, sem deixar de seguir as normas e leis estabelecidas, não é mesmo? E você sabia que nós da Narro somos especialistas em narrar histórias impactantes, autênticas e inesquecíveis para o mercado healthcare?

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