Como se destacar em um mercado (online) tão competitivo?

Todos já estão cansados de ouvir sobre o imenso crescimento do mercado digital e das mídias sociais. Milhares de empresas estão presentes nas plataformas online e cada vez mais vemos a entrada de novas empresas no mundo digital. Mas uma dúvida que muitos têm é: como ter relevância em um mercado online tão competitivo?

Bom, uma das respostas para isso é: ofereça algo que os seus concorrentes não oferecem. E aqui não estamos falando de diferencial de produto, de serviço ou de atendimento – nós falamos de conteúdo e de informação.

Hoje em dia as pessoas carecem de informação, e todos sabemos que o método de busca mais utilizado é a internet. Mas, com o grande volume de informação online, as pessoas não sabem em que site confiar (e, a princípio, nem o Google sabe!). Então, uma das melhores formas de dar destaque à sua empresa é conquistar a confiança dos públicos naquilo que você está dizendo, pois assim o leitor perceberá que você está falando com propriedade e que você entende do assunto. Também é importante proporcionar conhecimentos que vão além do produto ou serviço que você oferece e que mostrem a sua preocupação em ajudar o seu consumidor, e não apenas vender.

Quando falamos de mecanismos de busca, não é diferente: o Google, por exemplo, tem o objetivo de dar os resultados mais certeiros o possível para o que pesquisamos, e para isso é feita uma vasta análise de sites e de conteúdos, a fim de dar destaque às melhores – e mais confiáveis – páginas. Por isso, você deve se atentar à utilidade e à veracidade do que publica. Autenticidade e relevância também são fatores muito favoráveis para a sua reputação: se você trouxer um assunto novo ou pouco comentado, com certeza a sua empresa será bem vista por todos os públicos; e se esse tema for importante e relevante para o seu leitor, é mais um ponto positivo para você.

Quanto mais presença você tem nas plataformas online (Website, Blog, Mídias Sociais, E-mail marketing etc), melhor é a sua reputação no meio digital e mais reconhecido e recomendado você será – tanto pelos consumidores como pelos buscadores.

E por onde começar para trabalhar com marketing digital?

Bom, primeiro você precisa ter uma equipe que possua um bom conhecimento sobre gestão de mídias sociais e Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing), e depois iniciar as comunicações que possam apresentar bons resultados para o seu negócio. No Inbound Marketing, são muito comuns as seguintes ferramentas:

  • Blog
  • Newsletter
  • Mídias Sociais
  • E-books
  • Infográficos
  • Guest Posting e questionários
  • Webinar, podcasts, hangouts
  • SEO

Mas não se esqueça: não adianta encher suas plataformas de informação sem relevância. Para se dar bem no mercado digital, é preciso entender o funcionamento das plataformas, saber administrar o conteúdo e ter o conhecimento necessário para gerir as suas páginas.

A Narro é uma agência de publicidade especializada em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Conte conosco para alavancar as suas vendas e aperfeiçoar o seu relacionamento com os clientes!

#VemPraNarro

Compartilhe!