Como os 5 níveis do produto podem ajudar a sua empresa

Compreender o que o consumidor busca é imprescindível para as marcas se diferenciarem de maneira inteligente em um mercado cada vez mais competitivo e agressivo.

Desenvolver uma estratégia de marketing para o lançamento de um produto/serviço e fazer o planejamento de comunicação é um grande desafio. É neste momento que surgem perguntas como: o que é importante para o cliente? Por que ele vai escolher a minha empresa? Como tornar esta oferta atrativa?

Estas e outras dúvidas podem ser respondidas com o auxílio da ferramenta dos 5 níveis de um produto. Você já ouviu falar? Cada nível agrega mais valor ao produto e o consumidor passa a se relacionar com a sua marca de uma maneira diferente.

Os níveis básicos

Os níveis do produto iniciais são aqueles fundamentais para a composição do produto. O primeiro se refere à sua principal utilidade. Um mulher que quer comprar um esmalte, por exemplo, busca se embelezar.

Já no segundo nível a empresa precisa transformar este benefício em um produto tangível. Aqui temos as características básicas, por isso normalmente este nível é igual entre todos os concorrentes do mercado. Pensando ainda no exemplo do esmalte, ele precisa ter cor, ter fixação, poder ser retirado com acetona, dentre outras coisas.

O terceiro nível se refere ao que o cliente espera adquirindo o produto. O esmalte deve colorir bem as unhas, durar pelo menos uma semana, secar rapidamente. O cliente espera que a maioria dos esmaltes possam atender a estas expectativas.

Os níveis avançados

Nos dois últimos níveis do produto aparece o que vai fazer a sua empresa se destacar. O quarto nível vai além da expectativa do consumidor com os diferenciais que irão surpreender o cliente. No caso do esmalte, ele pode ter uma fórmula especial que hidrata a unha, ter uma secagem ultra rápida ou fazer as unhas crescerem mais.

Já o quinto e último nível é onde as empresas debruçam seus esforços para entregar aos seus consumidores novas maneiras de satisfazê-lo. Tem sucesso quem acrescenta benefícios que além de satisfazer o consumidor, os encantam.

Cada nível de produto pode proporcionar uma experiência única para o cliente. E a cada nível ultrapassado, agrega-se não só valor como estabelece-se preferências e produz resultados mais eficientes para a sua empresa.

Se você ficar nos níveis básicos, o cliente ficará satisfeito. Mas se sua empresa conseguir surpreender nos níveis avançados, ganhará não só um cliente fiel como também um propagador da sua marca.

Por isso, é essencial uma ótima estratégia de marketing que saiba comunicar ao cliente estes benefícios.

E o seu produto? Tem se destacado de que maneira? Quer saber como temos ajudado grandes marcas a alavancarem seus resultados? #VemPraNarro

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