Automação de marketing: você sabe o que é?

A automação de marketing tem sido uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital. Seu uso se dá principalmente para otimizar processos, ganhar tempo e administrar resultados. Segundo dados da Nucleus Research, essa ferramenta reduz os gastos administrativos em até 3,4%.

Mas o que é exatamente a automação de marketing?

Automação de marketing é o uso de softwares para automatizar o marketing de uma empresa. Com ele, é possível criar formas automáticas de postagens em redes sociais, criar fluxos de envio de e-mails, desenvolver landing pages, postagens em blogs, criar relacionamento com o usuário e monitorar o tráfego de leads.

Em resumo, essa ferramenta serve para mostrar que a marca está presente em todos os momentos sem, no entanto, precisar de um funcionário monitorando e produzindo conteúdo 24h.

Como funciona a automação de marketing?

As ferramentas de automação servem a uma função primordial para o marketing: nutrir o relacionamento entre marca e consumidor. Para isso, há diversos meios de comunicação e engajamento com ele. Um deles é o e-mail marketing.

A automação de marketing permite, por exemplo, criar uma sequência de e-mails, com link para conteúdo de blog, site, e-book ou uma oferta. Essa cadeia de e-mails pode ser programada de forma inteligente, seguindo a lógica das etapas do funil de vendas. Dessa forma, os clientes receberão conteúdos direcionados e adequados, que irão levá-lo até a decisão da compra.

Para construir todo esse conteúdo, as ferramentas de automação de marketing permitem criar landing pages com formulários integrados, criar e editar e-mails na própria plataforma, classificar os leads de acordo com o caminho percorrido no funil e cada interação com o conteúdo enviado, entre outras funções.

Além disso, é possível monitorar quais conteúdos são mais efetivos com o público. Você pode saber qual landing page trouxe mais conversões, qual CTA teve melhor performance, qual e-mail marketing teve maior taxa de abertura, e assim por diante.

automação de marketing

Por que é interessante usar a automação de marketing?

Um dos maiores chamarizes dessa ferramentas são as facilidades que ela traz para o departamento de marketing e, consequentemente, o de vendas.

Entre as principais vantagens dessa ferramenta estão:

  • facilidade e agilidade para criar fluxos
  • fluxo mais efetivo, aprimorado e personalizado
  • gerenciamento de leads e seus dados
  • possibilidade de integração com o CRM da empresa
  • rastreamento de todos os pontos de contato com o cliente
  • obtenção de relatório de desempenho sobre todos os canais
  • redução de tempo gasto e de custo
  • possibilidade de expansão das ações de marketing
  • redução de erros
  • aumento da competitividade

A automação é muito mais do que vendas!

Essa ferramenta é sobre relacionamento com o cliente, de forma moderna, rápida e prática. Seu uso é uma forma de ajudar a equipe de marketing a estabelecer prioridades e executar tarefas mais importantes de forma eficiente.

poder da automação de marketing está principalmente na capacidade de customizar a relação com o consumidor e monitorar esse contato. Com um mercado cada vez mais competitivo, essa ferramenta é ainda mais importante para agilizar a entrega de conteúdos

Agência Narro – especializada em marketing digital

Aqui na Narro nós contamos com uma ferramenta de automação de marketing exclusiva para nossos clientes, com todas as funcionalidades de fluxo de automação, criação de landing pages e captação de leads. Com a Narro, você planeja e executa todas as ações estratégicas de marketing que vão marcar a presença da sua marca no digital. Conheça nossos cases e #VempraNarro.

Compartilhe!